Terça-feira, 3 _ Fevereiro _ 2026, 21:25
InícioSociedadeJosé Manuel Moura substituído como comandante do CNOS

José Manuel Moura substituído como comandante do CNOS

-

O caldense José Manuel Moura foi substituído pelo albicastrense Rui Esteves como Comandante Nacional de Operações de Socorro (CNOS). José Manuel Moura cumpriu um mandato de quatro anos e não foi reconduzido pelo novo presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão.

O actual governo decidiu manter todos os comandantes de Operações de Socorro que estavam em exercício quando assumiu funções, guardando a renovação para esta altura, quando estes terminavam os respectivos mandatos.
Contactado pela Gazeta das Caldas no último dia no activo, no passado dia 2 de Janeiro, José Manuel Moura preferiu não prestar declarações nesta altura. No entanto, numa carta dirigida aos bombeiros, publicada no portal bombeiros.pt, adiantou que o presidente da ANPC justificou a medida por pretender “dar uma nova filosofia ao CNOS”.
Nessa carta de despedida, José Manuel Moura refere que pode ter cometido alguns erros nos mais de quatro anos de mandato, mas garante que fez tudo “para nunca errar”. Deixou ainda um agradecimento profundo a todos os bombeiros e dirigentes de associações humanitárias “pela entrega a esta nobre causa da proteção e socorro, e por terem entendido a cada momento as circunstâncias das diferentes decisões do Comandante Nacional”.
José Manuel Moura tomou posse como CNOS a 10 de Dezembro de 2012, nomeado pelo então ministro da Administração Interna, Miguel Macedo. Antes foi Comandante Distrital de Operações de Socorro de Leiria, cargo que exerceu durante nove anos, e comandante dos Bombeiros das Caldas da Rainha. José Moura é perito em Protecção Civil, tendo integrado e chefiado diversas missões internacionais no âmbito do Mecanismo Europeu de Protecção Civil.
Na sessão de Câmara caldense do passado dia 2 de Janeiro o executivo aprovou por unanimidade um voto de agradecimento a José Manuel Moura pelo trabalho desenvolvido enquanto CNOS. A proposta foi apresentada pelo vereador socialista Jorge Sobral. 

Loading

3 COMENTÁRIOS

- Advertisment -

Edição #5628

Edição Digital

Capa da Semana


VER CAPA


FAÇA LOGIN

Acesso exclusivo a assinantes
Opção 2: O "Pulso Urgente" (Chama a Atenção) O que faz: O botão de ação "pulsa" suavemente, aumentando ligeiramente de tamanho e emitindo um brilho dourado. Porquê: Cria um sentido de urgência e "convida" ativamente ao clique. É impossível de ignorar na barra lateral.
Gazeta das Caldas

Assinaturas do
Centenário

Condições exclusivas para celebrar 100 anos de história.

Ver Campanhas
Até 31 de Julho de 2026
Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.