Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 20:38
- publicidade -
InícioSociedadeJosé Moura nomeado para presidente da Proteção Civil

José Moura nomeado para presidente da Proteção Civil

-

Atual diretor delegado dos SMAS das Caldas da Rainha já tinha sido comandante Nacional da Proteção Civil

O caldense José Manuel Moura foi nomeado pelo Governo para presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), substituindo José Duarte da Costa, que vai integrar a equipa de suporte à candidatura de Portugal a membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU, como conselheiro para a Proteção Civil e Catástrofes junto da embaixada portuguesa nas Nações Unidas.
Atualmente a exercer funções de administrador delegado dos Serviços Municipalizados de Água e Sanamento das Caldas da Rainha, José Manuel Moura já tinha desempenhado o cargo de comandante Operacional Nacional da Proteção Civil entre 2012 e 2016. Antes foi comandante do corpo de bombeiros caldense.
Trata-se da primeira vez, em 18 anos, que a ANEPC tem um civil na liderança, depois do sociólogo Manuel João Ribeiro ter liderado este serviço. José Manuel Moura é perito internacional certificado pelo Mecanismo Europeu de Proteção Civil e pelas Nações Unidas, tendo participado em várias missões internacionais no âmbito da proteção e socorro. Como perito de avaliação e coordenação e como team leader, participou ainda em visitas técnicas, em cursos de certificação internacional como formando, como formador internacional, em exercícios internacionais, em fóruns e programas internacionais.
O agora nomeado presidente da ANEPC remeteu um comentário para depois da sua tomada de posse, que deverá ter lugar nos próximos dias. Já o presidente da Câmara das Caldas, Vítor Marques, disse ter um sentimento “agridoce” relativamente ao convite feito a José Manuel Moura. “Reconhecemos-lhe competência para desenvolver o cargo para o qual foi convidado pois não haverá muitos, senão algum cidadão português com a formação que ele tem nesta área, pelo que é uma boa escolha para desempenhar um papel muito importante num setor, também ele, muito importante”, destacou. No entanto, reconhece que a estrutura que estava definida terá de ser repensada. Será Vitor Marques, que é o presidente da administração dos SMAS, quem irá acompanhar os serviços com proximidade e que irá reportar aos dois chefes de divisão, que irão dar continuidade aos trabalhos. ■

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.