Dois jovens amigos decidiram juntar-se e formar uma dupla inovadora de DJs. Criaram o conceito de meter música e vídeo simultaneamente, produzindo músicas na hora e chegando a misturar quatro músicas ao mesmo tempo.
Fat & Slim é o nome da dupla caldense, formada por Tomás Emídio e Edgar Libório, dedicada ao Electro-Swing. Um género musical que combina a influência de swing moderno (caracterizado como sendo um estilo de jazz), jazz mixado com house, hip-hop e electronic dance music.
Juntos desde 2011 já passaram por vários espaços em Portugal e até já actuaram no Moulin Rouge em Paris.
Edgar Libório fotógrafo de profissão e o designer Tomás Emídio juntaram-se neste projecto quando se aperceberam que tinham gostos musicais em comum.
Na dupla Fat & Slim, Edgar Libório é um rapaz baixo e bem nutrido de 31 anos que assume o nome de Slim (magro, em inglês). Iniciou-se como DJ em 2009 sendo conhecido como LBR.
Já Tomás Emídio, é um rapaz de 32 anos, alto e esguio, que assume o nome de Fat (gordo). É conhecido no meio desde 2008 como Mr. Heights.
Quando começaram a actuar em conjunto, um passava a música enquanto o outro passava vídeo. Mas mais tarde quando passaram a ter convidados de sopro a actuar com eles, decidiram fazer os vídeos previamente para durante o espectáculo estarem ambos dedicados totalmente à música. O seu trabalho passa por criar músicas na hora, chegando a misturar quatro músicas ao mesmo tempo.
Este não é um género musical muito conhecido. No entanto, abrange vários estilos de música, o que faz com que atinja faixas etárias diferentes.
Fat & Slim já contam com a organização e realização de sete eventos de Electro-Swing em Portugal. Um projecto único que consiste num dia inteiro com workshops de dança de swing, um jantar temático, um concerto, e ao final da noite a atuação de um DJ.
“O objetivo é no final do dia colocarem em prática o que aprenderam nos workshops”, disse Edgar Libório. No entanto, pelo menos num futuro próximo, não se voltará a repetir porque para isso necessitam de “ter apoios e patrocínios para fazer um evento único no país”, disse Tomás Emídio.
As Caldas é uma cidade morta
Em conversa com a Gazeta das Caldas, a dupla, em tom de desabafo, contou que está desmotivada para fazer algo nas Caldas da Rainha, a sua cidade Natal.
“A vida noturna nas Caldas está cada vez pior, não há facilidades para quem tem os bares e as pessoas estão a começar a ficar em casa e os espaços cada vez mais vazios”, disse Tomás. E acrescentou: “se os mais velhos não querem que os filhos saiam da cidade, se calhar têm de tolerar um bocadinho de barulho até mais tarde.” Defende que “é necessário uma dinâmica cultural diferente. Tem de haver um trabalho conjunto entre os intervenientes que passam música, entre as bandas, as escolas de música e a população em geral. Têm de estar pressupostos para tal e ver o ganho que traz para a cidade”.
Edgar Libório acrescentou que actualmente actuam mais noutras cidades do que na zona Oeste, de onde são naturais. Há mais de um ano que não actuam nas Caldas da Rainha.
O projecto Fat & Slim é um hobby
Edgar Libório é fotógrafo na Câmara de Óbidos desde 2008. Há três anos que surgiu a paixão por andar de bicicleta quando decidiu mudar de hábitos de vida. “Ando basicamente todos os dias e cada vez que vou andar tiro sempre uma fotografia quando chego ou pelo caminho. O desafio não é só fazer mais quilómetros, mas também encontrar sítios diferentes, maior parte deles na zona Oeste”, disse Edgar Libório.
Com o conjunto de fotografias que já conta das suas viagens com a bicicleta, pensa um dia vir a fazer uma exposição.
Já Tomás Emídio, que é designer de profissão, decidiu recentemente apostar na agricultura com o seu irmão, fazendo renascer uma quinta no Bombarral que foi herdada do avô. Já contam com o lançamento de quatro vinhos. Assim, este projecto, Fat & Slim, é um hobby que permanece pela paixão e gozo.
Esta dupla tem “swingado” vários espaços em Portugal e também em França, onde foram convidados pela dupla Bart&Baker para actuar como convidados no Moulin Rouge, em Paris. Em Portugal tem estado ao serviço do Electro-Swing como seus embaixadores, tendo já actuado no Musicbox Lisboa, Faktory Club, Sagrada Família, MUV, Santa Cruz Ocean Spirit, After Six, Bixo Mau, Parqe Club, Cais da Praia, Maratona e Festival Bango.