Um grupo de jovens, com idades entre os 14 e 17 anos, serão os responsáveis pela vaga de furtos de viaturas que tem deixado os nervos em franja de alguns caldenses.
Habitualmente os veículos roubados são de baixo valor e aparecem poucas horas depois de terem desaparecidos. Chegaram a ser furtados sete veículos numa só noite.
Questionado pela Gazeta das Caldas, o gabinete de imprensa do comando distrital da PSP confirmou que “na última quinzena de Setembro e primeira semana de Outubro, efectivamente registou-se na cidade das Caldas da Rainha um aumento de furtos de veículos”. No entanto, este género de assaltos tem ocorrido nos últimos meses.
“Face à situação, foi direccionado policiamento, especialmente no período nocturno, para as zonas onde as viaturas eram furtadas, verificando-se desde então, uma diminuição de furtos de veículos, havendo dias que não há qualquer registo de expediente relacionado com este tipo de ilícito”, refere ainda a PSP.
Das diligências efectuadas e que ainda continuam, verificaram que o furto de veículos seria praticado por um grupo de jovens que “estão identificados e os processos estão a seguir os trâmites normais”.
Como os veículos furtados têm em comum o baixo valor comercial, em muitos casos os seus proprietários não desejam procedimento criminal.
No dia 14 de Outubro a PSP das Caldas recuperou uma viatura, mas esta tinha sido furtada na noite anterior no concelho de Rio Maior.
Entretanto, a 17 de Outubro, foi recuperado outro automóvel, avaliado em mil euros, que terá sido furtado entre o dia 13 e o dia 14.
No dia seguinte foi recuperado um ligeiro de mercadorias que tinha sido furtado nessa noite na área da GNR das Caldas.
O nosso jornal questionou ainda a PSP sobre queixas de alguns leitores de que estariam a acontecer, durante a madrugada, corridas de automóveis na avenida Paiva e Sousa (junto ao Cencal). Um morador contou que há uma semana atrás acordou por diversas vezes com o barulho de viaturas (apenas uma de cada vez) a andar a grande velocidade na avenida e a fazer peões na rotunda.
Segundo a PSP, “não há qualquer registo de expediente relacionado com estes factos”. A polícia explicou que nos furtos de veículos os seus autores retiram os filtros de ar, contribuindo para o aumento do ruído, “podendo com este procedimento, dar a ideia de que há corridas, quando efectivamente tal não acontece”.
Eles roubam tudo e não deixam nada
A PSP das Caldas recebeu no dia 18 de Outubro uma queixa pelo assalto a instalações fabris na zona industrial, que terá ocorrido entre 14 e 18 de Outubro.
Do interior da fábrica foram furtadas duas cadeiras de secretária e diversos disjuntores de electricidade.
Um estabelecimento comercial na Cabecinha (Benedita) foi assaltado a 11 de Outubro. No mesmo dia assaltaram dois veículos no concelho de Peniche (Bufarda e Atouguia da Baleia) e uma oficina na Roliça (Bombarral).
A 12 de Outubro foram assaltados uma fábrica e um armazém na Benedita. Em São Domingos (Salir de Matos) roubaram um veículo.
Um indivíduo de 22 anos foi detido pela GNR em Salir do Porto por violência doméstica e por ter ameaçado a patrulha que acorreu ao local. O homem terá agredido a companheira, a sogra e o filho de oito meses.
Dois indivíduos, de 20 e 23 anos, foram identificados pela PSP da Nazaré, na madrugada de 13 de Outubro, depois de terem sido surpreendidos na posse de objectos que se apurou terem sido furtados. A polícia foi alertada por moradores para o facto de estarem dois indivíduos com movimentações suspeitas junto das viaturas estacionadas na via pública.
No local, os agentes encontraram os alegados ladrões com uma mala de ferramentas, um saco com peças de vestuário e um auto-rádio, objectos que tinham sido furtados do interior de um veículo ligeiro de passageiros.
Uma viatura foi roubada a 13 de Outubro no Nadadouro. No mesmo dia houve ainda a registar assaltos ao interior de residência nas Gaeiras e no Pó, a uma viatura em São Martinho e a um estaleiro de obras em Avarela (Óbidos).
No dia 14, pelas 16h40, a PSP de Alcobaça deteve um homem de 24 anos, já referenciado por tráfico de droga, por ter na sua posse droga suficiente para a confecção de 15 doses individuais de heroína e três doses de cocaína.
O alegado traficante conduzia um automóvel, sem no entanto ter carta de condução. No mesmo carro seguia um homem de 34 anos com três doses de cocaína. A droga e o automóvel foram apreendidos,
No dia 15 de Outubro um homem de 42 anos foi apanhado em flagrante pela GNR da Benedita quando estava a assaltar uma casa na Ribafria.
Um estaleiro de uma obra foi visitado pelos “amigos do alheio” no dia 15 de Outubro. Nesse dia houve ainda furtos ao interior de veículos no Baleal, Serra D’El Rei e Salgueiro (Bombarral).
Uma casa e uma adega foram assaltadas no dia 16, em Barrio e Mendalvo (Alcobaça). Em Ferrel houve furtos ao interior de um estabelecimento comercial e um veículo. Também na Atouguia da Baleia foi assaltada uma casa.
Durante a realização do Mercado de Santana (Alvorninha), a 17 de Outubro, foi furtada uma carteira. Nesse dia foi apresentada na GNR de Óbidos uma queixa pelo furto de 1200 metros de fio de cobre em A-dos-Negros. Um automóvel foi roubado em Alcobaça a 16 de Outubro.
A associação desportiva de Turquel e uma casa no Bombarral foram assaltadas a 18 de Outubro.
O bar Alaúde, nos Casais da Serra, foi mandado encerrar na sequência de uma inspecção da ASAE na noite de 17 de Outubro.
Segundo uma informação da GNR das Caldas da Rainha, que acompanhou esta acção, durante esta noite, no qual visitaram mais estabelecimentos nocturnos da região, foram detidas três pessoas por usurpação e duas por crimes de direito de autor (nomeadamente por causa da utilização de música copiada).
Mortes na estrada
Uma mulher de 55 anos faleceu no dia 16 de Outubro, na sequência do despiste de um tractor agrícola que conduzia em Bomvento (Bombarral).
No dia 18 um homem de 70 anos também faleceu depois de ter caído de uma altura de dois metros quando estava a podar em cima de uma oliveira, na Ramalhosa (Alvorninha).
Nessa mesma tarde um homem de 66 anos, residente no concelho do Cadaval, morreu depois da viatura que conduzia ter chocado contra uma árvore no Alto das Gaeiras.
O homem seguia na estrada nacional 115 e tudo indica que deverá ter-se sentido mal porque não havia sinais de travagem no local.
No local esteve a GNR de Torres Vedras, elementos do INEM de Caldas da Rainha e nove bombeiros com duas viaturas da corporação de Óbidos.
De 11 a 18 de Outubro a GNR das Caldas da Rainha registou na área do seu destacamento territorial um total de 35 acidentes dos quais resultaram um morto (numa colisão de uma mota com máquina industrial em Alcobaça) e seis feridos ligeiros.
Um homem foi detido no dia 13, na Ribafria (Benedita), por conduzir um veículo apreendido. Dois dias depois a GNR das Caldas deteve outro indivíduo nos Rostos por conduzir sem carta.