Laborinho Lúcio integra comissão sobre abusos sexuais

0
75

Álvaro Laborinho Lúcio integra a comissão independente para o estudo dos abusos sexuais contra as crianças na Igreja Católica portuguesa, estrutura que apresentou um site, disponível em darvozaosilencio.org, na passada segunda-feira, com o propósito de recolher testemunhos sobre crimes cometidos no período entre 1950 e 2022.
O nazareno faz parte do grupo de trabalho liderado por Pedro Strecht, que tem como objetivo, até ao final do ano, identificar casos de abusos sexuais por membros da igreja.
Na apresentação do site da comissão, o antigo ministro da Justiça Laborinho Lúcio explicou que foi criada uma “relação direta” com a Procuradoria-Geral da República e a Polícia Judiciária, o que permitirá encaminhar as queixas, mas sublinhou que a comissão está a desenvolver um estudo e não uma investigação criminal.
A comissão é ainda composta pelos sociólogos Daniel Sampaio e Ana Nunes de Almeida, pela assistente social e terapeuta familiar Filipa Tavares e pela cineasta Catarina Vasconcelos, além de dois outros elementos, cujos nomes não foram revelados. ■