Largo do Hospital volta a ser “estacionamento”

0
616
Os automóveis voltaram a invadir o largo do Hospital Termal, mesmo após as obras da regeneração urbana

O largo do Hospital Termal, que recentemente foi intervencionado no âmbito das obras da regeneração urbana, está a ser utilizado, pelo menos durante o fim-de-semana, como parque de estacionamento automóvel.
Foram derrubados alguns dos pinos que tinham sido colocados para condicionar o trânsito (que passou a poder fazer-se apenas num sentido e sem possibilidade de voltar à rua Luís de Camões) e alguns automobilistas não tiveram pejo em deixar ali os seus veículos.
O projecto inicial, da autoria do gabinete de regeneração urbana da Câmara das Caldas, foi alterado a pedido do Centro Hospitalar, para que os automóveis não passassem muito perto do Hospital Termal, mas na prática o problema foi criado devido à pouca solidez dos pinos colocados (alguns dos quais já estão derrubados) e à falta de civismo de alguns condutores.
Os largos do Termal e de João de Deus e a rua Rafael Bordalo Pinheiro foram recuperados no âmbito do projecto Provere (Programa de Valorização das Estâncias Termais da Região Centro), com um investimento superior a 500 mil euros.Em Março de 2011, o vereador Hugo Oliveira explicou à Gazeta das Caldas que o projecto assentava nas componentes de obra em espaço público e de divulgação e promoção da zona envolvente do termalismo.
“Queremos que seja um espaço de visita quando o turista chega à cidade”, declarou então o autarca, referindo que, através da regeneração, esta ficaria dotada de passeios mais largos, e com uma ligação entre a zona comercial e a histórica.
A via de sentido único que foi criada no largo obriga a que os automóveis que seguem da largo Conde Fontalva (da Rainha) para o largo do Hospital Termal sejam obrigados a subir a rua Rafael Bordalo Pinheiro, em direcção ao Avenal, ou cortarem em direcção às traseiras do Hospital Termal (embora não exista sinalização a indicar as alternativas).

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt

- publicidade -