Latitudes com ópera e viagens pelo concelho

0
267
- publicidade -

Quinta edição do Festival Latitudes – Literatura e Viajantes decorre entre 20 e 23 de abril

Viagens escritas, faladas, ilustradas, por livrarias, por terra, céu e mar e até à mesa, são algumas das propostas para um fim-de-semana alargado que vai reunir, em Óbidos, diversos nomes da literatura e das viagens. Durante os três dias de festival irão ter lugar lançamentos de livros, exposições, oficinas e experiências literárias para os mais novos, workshops, jantares temáticos literários, música e “conversas sem tempo”ao final do dia. Este ano, a organização oferece ainda um conjunto de atividades para os públicos escolares.
A identidade do concelho estará em destaque nesta quinta edição, com a “viagem pela minha terra”, uma atividade estruturada em parceria com as Juntas de Freguesia, que terão um “papel fundamental na identificação dos lugares, heranças, tradições e na mediação com os agentes culturais e produtores locais”, explica a vereadora Margarida Reis à Gazeta das Caldas. A “viagem” terá como ponto de partida a vila e percorrerá sete lugares do concelho, com paragens entre 15 a 20 minutos em cada um deles.
A 23 de abril será apresentada a ópera Vénus e Adónis, no auditório municipal Casa da Música, uma produção do Grupo Coral Alma Nova, com participação da Orquestra Sinfonietta d’ Óbidos, Coro Infantil Municipal de Óbidos e Grupo Coral Alma Nova. O festival decorre por vários espaços da vila e as ruas serão palco de animação e do encontro de Urban Sketchers.
“O festival Latitudes tem vindo a crescer, de ano para ano, fortalecendo cada vez mais laços de identidade e território, numa estratégia de promoção e divulgação dos locais, do seu património material e imaterial”, refere Margarida Reis, acrescentando que, nesta edição, querem que “cresça e se transforme num dos eventos temáticos mais relevantes do país” ■

- publicidade -