Loja Identidade é montra dos produtos endógenos de Óbidos

0
588
Produtos distintos, todos artesanais, que mostram o trabalho da comunidade

O espaço situado à Porta da Vila pretende ser uma “mistura de memórias, saberes e habilidades” da comunidade

A Loja Identidade reabriu as portas no sábado de manhã, num novo formato, com peças distintas criadas pelos diversos “fazedores” locais e também por convidados. Criados de forma artesanal, os produtos expostos, que vão desde peças de utilitárias a decorativas, produtos alimentares, jóias, brinquedos, entre outros, são únicas e feitas por empreendedores que integram o projeto Ativa-te, idosos que frequentam os centros Melhor Idade e de crianças de alguns jardins de infância do concelho.
No corredor é possível encontrar uma mostra de todos os produtos expostos para venda e que depois podem ser encontradas pelas salas, bem como ateliers de trabalho ao vivo, onde Natasha Faria, faz as suas obras de arte a partir de papel machê, e Patrícia Faria cria originais peças em macramé.
“A Loja Identidade não é um simples espaço de venda, mas antes uma janela de oportunidade para a economia local”, destacou Ricardo Duque, presidente da associação Espaço Ó, que integra a loja, durante a inauguração.
O valor que resultar da venda dos produtos em loja será “importante para a retoma da atividade quer das salas do Melhor Idade quer dos empreendedores e fazedores”, referiu aquele responsável, acrescentando aquele será também um local de “teste” para perceberem qual é a dinâmica do mercado e, acima de tudo, as pessoas sentirem os seus produtos valorizados.
O vice-presidente da Câmara de Óbidos, José Pereira, destacou o trabalho que está a ser feito ao nível do empreendedorismo e realçou os projetos criados, que associam a história ao território.

“A Loja Identidade é uma janela de oportunidade para a economia local”

Ricardo Duque

“Valor da história e da marca de um território”

José Pereira

A loja, que vai funcionar de quarta-feira a domingo, das 11h00 às 16h00, será assegurada por quatro jovens, duas colaboradoras do Serviço de Desenvolvimento Comunitário e duas designers de joias, que integram o projeto Ativa-te e que irão depois utilizar a loja como próprio atelier e estarão também a trabalhar ao vivo.
Para além de atrair turistas, o objetivo é que o novo espaço possa ser um local de visita habitual das pessoas que vão a Óbidos regularmente, para ver as novidades que vão aparecendo e também ali comprar os seus presentes, manifestou Cecília Ribeiro, uma das responsáveis pela loja.
Para breve está prevista a abertura do terceiro Espaço Ó, situado em A-da-Gorda, e que, entre outras valências, terá um laboratório ligado aos produtos endógenos, salas de trabalho e residências criativas.