Os dias mundiais do Ambiente e da luta contra a Desertificação e a Seca, que se assinalam a 17 de Junho, foram festejados na ETAR da Charneca (Arelho) com várias actividades para os mais novos. A empresa supramunicipal Águas do Oeste aproveitou também a data para divulgar os resultados dos concursos inter-escolas “Desenhar a Água”, “Histórias colectivas sobre a Água” e “Melodias da Água”, realizados no ano lectivo que agora termina.
A iniciativa, que envolveu mais de 400 crianças de 10 estabelecimentos de ensino da região, terminou com a apresentação de algumas músicas compostas pelo maestro Pedro Filipe e por Thierri Cardoso, da Academia de Música de Óbidos, e interpretadas pelo Coro Infantil de Óbidos. As seis melodias estreadas resultaram dos trabalhos apresentados nas várias edições do concurso inter-escolas “Melodias da Água”, realizados no âmbito do Plano de Educação Ambiental da Águas do Oeste.
Todos os participantes na iniciativa, além de aprenderem que “A Água é um Mundo Fantástico”, levaram para casa diversos brindes oferecidos pela empresa, todos eles alusivos à água e à importância da sua utilização sustentável. No dia seguinte a Águas do Oeste recebeu na ETAR da Charneca, uma turma de Salir de Matos (Caldas da Rainha) que não pode estar presente na iniciativa, levando as crianças a visitar a estação de tratamento e a exposição dos trabalhos apresentados nos concursos.
Águas do Oeste distinguida pelo INAG
A Águas do Oeste foi distinguida pelo INAG (Instituto da Água), pelo preenchimento Inventário Nacional de Sistemas de Abastecimento de Água e de Águas Residuais (INSAAR) referente ao ano de 2009. Foi considerada pelo organismo público como a melhor Entidade Gestora, nomeadamente com a maior percentagem de preenchimento dos campos de informação da base de dados obrigatórios, na categoria em que se insere.
A sessão pública de apresentação de resultados INSAAR 2009 teve lugar no dia 14 de Junho, no Auditório do Metropolitano de Lisboa. Além das Águas do Oeste, S.A., destacaram-se como entidades gestoras, nas outras categorias, a Águas de Gaia, S.A. e a Delegação de Mafra da Compagnie Général des Eaux.
O INSAAR é o inventário de dados, a nível nacional, que permite avaliar o consumo de água e a rejeição de águas residuais no meio, bem como as condições de dimensionamento e funcionamento das infra-estruturas, as áreas e populações servidas e a qualidade dos serviços prestados. O âmbito técnico centra-se nos sistemas de abastecimento de água e respectivas origens, assim como nos sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais e respectivos pontos de rejeição.