Artes, ofícios e ceias medievais chamam visitantes a Óbidos

0
548

Começa na próxima quinta-feira, 1 de Julho, o Mercado Medieval de Óbidos, que este ano decorre até dia 18, mas apenas de quinta a domingo.
As ceias medievais são uma das novidades desta edição. Na semana de 1 a 4 de Julho o repasto é variado e conta com algumas iguarias que prometem abrir o apetite dos visitantes. Pão do socorro com chouriço, azeitonas da nossa terra e queijinhos do Aldeão, são os aperitivos propostos, seguidos de um caldo do Socorro. Para refrescar haverá vinho tinto e branco, sangria da Avó, refrescos do pomar da Rainha e água fresca da Cisterna de D. Fernando.
Farrapos de bacalhau com migas e carnes mistas com arroz de feijões são a proposta para contentar os comensais mais vorazes, que podem ainda deliciar-se com maçãs assadas roubadas na Várzea da Rainha e manjar branco arroz doce.
As ceias vão decorrer no “coração” do mercado, no palco principal e custam 40 euros, dando também direito à entrada e traje.
Dedicado às “Artes e Ofícios”, o certame recria o período conturbado do rei D. Fernando que, face à ameaça de batalhas com Castela, vê necessário reforçar as estruturas defensivas do reino. A acção desenrola-se com a vila cheia de pessoas, carpinteiros, ferreiros, comerciantes e almocreves que “vivem “ intensamente os seus ofícios.
Esta edição contará também com uma animação mais abrangente e os espectáculos, no palco principal, têm horário definido. Pela cerca do castelo passarão grupos franceses, italianos, espanhóis e muitos portugueses, e também projectos de cariz comunitário. No palco principal vão existir pelo menos 10 espectáculos por dia, a que se juntam animações por todo o evento.
Haverá cerca de uma centena de mercadores e artesãos e uma zona de mouraria, que já não havia há algum tempo. Pelo recinto podem ainda encontrar-se 18 tavernas e, junto à Pousada do Castelo, estarão mestres de vários ofícios a trabalhar ao vivo e as pessoas poderão experimentar.
A edição de 2010 tem um orçamento de cerca de 200 mil euros e a organização espera a presença de 100 mil visitantes.
O bilhete de ingresso é de sete euros, mas os trajados à época e portadores da Via Verde para a Cultura poderão entrar gratuitamente. Os munícipes terão entrada gratuita à quinta e sexta-feira.
Este ano haverá cerca de 300 fatos para alugar em dois pontos de aluguer.