Maestro António Victorino D’Almeida lança novo livro nas Caldas

0
796

No sábado, 21 de Setembro, às 16h30, vai decorrer no CCC, o lançamento nacional do livro “Ensaio Sobre a Surdez” do maestro António Victorino D’Almeida. A apresentação da obra será feita pela pianista Olga Prats e a edição é do caldense Jaime Costa.
Segundo o próprio autor, “… existe apenas Música, a qual se subdivide em géneros, e os géneros em estilos, e os estilos em formas, sendo óbvio que existe boa e má música em qualquer destas subdivisões. A má música, seja em que género, estilo ou forma for, estará fadada, mais cedo ou mais tarde, a ser esquecida ou a guardar-se como referência em quaisquer ficheiros, material de estudo para a musicologia. A boa música é para ser ouvida – hoje e sempre”.
António Victorino D’Almeida nasceu em Lisboa, em 21 de Maio de 1940 e iniciou cedo uma carreira de pianista e concertista, actuando numa grande parte dos países da Europa e também no Brasil, Canadá, Cabo Verde, Angola, Moçambique e Macau. Em concertos ou gravações, já dirigiu várias orquestras, em Portugal e noutros países.
O autor considera-se sobretudo um compositor e possui um extenso catálogo de oito obras sinfónicas e corais-sinfónicas, bem como uma pequena ópera de câmara e um musical sobre A Relíquia de Eça de Queiroz, além de ser também autor do hino da Sociedade Portuguesa de Autores. Também realizou filmes, foi autor, apresentador e realizador de cinco séries televisivas para a RTP e de uma para a SIC. Foi condecorado pelo Presidente da República de Portugal e da Áustria e foi feito Cavaleiro da Grande Ordem e das Letras pela República Francesa.