O Magusto de S. Martinho será assinalado nas Caldas no próximo dia 12 de Novembro com um conjunto de actividades a decorrer no Museu do Ciclismo e na Praça da Fruta.
Pelas 11h00 terá início uma conversa em torno do “S. Martinho na tradição popular”, a decorrer no Museu do Ciclismo. À tarde, pelas 15h30, no mesmo local, será inaugurada a exposição “Artes & Castanhas”, colecção de Mário Lino. A mostra incide sobre São Martinho, na história e na lenda.
Como o dia dedicado ao santo está intimamente ligado ao magusto e às castanhas, este fruto seco também estará em destaque com uma “viagem” ao local onde são produzidas – Sernancelhe – que é também a terra do escritor Aquilino Ribeiro.
Pelas 16h00 haverá uma concentração no Museu do Ciclismo com distribuição de castanhas e carvão aos participantes, seguindo-se um desfile até à Praça da República.
Já na praça serão atiçadas as brasas e, pelas 17h00, terá início o magusto de S. Martinho, com caldo verde, pão com chouriço e castanha assada.
A funcionar no mesmo espaço estará o Mercado Cria, com a venda de licores, frutos secos, produtos da época, broas, bolos secos, ervas aromáticas, rebentos e especiarias, e artesanato. As inscrições estão abertas até ao dia 9 de Novembro e o seu valor, como é hábito, é de âmbito solidário: produtos alimentares ou outros para ajudar as instituições de apoio a animais Rede Leonardo e CRAPAA!
Pela praça haverá também pintura ao vivo, musica, danças, folclore e etnografia.