O bom tempo que se fez sentir durante a semana passada levou ao Festival do Chocolate cerca de 50 mil pessoas durante os primeiros quatro dias de evento. Com a selecção nacional a estagiar em Óbidos, a organização convida os visitantes a trajar de verde e vermelho, em sinal de apoio à equipa das quinas.
O Festival Internacional de Chocolate termina a 3 de Abril. No dia anterior terá lugar um dos pontos altos do evento – o desfile de moda e chocolate, que conta este ano com a participação dos designers de moda, Storytaylors.
Hugo Ribeiro sente na pele o entusiasmo das pessoas pelo chocolate. Vestido de torta de chocolate faz as delícias de miúdos e graúdos que não resistem a agarrá-lo e com ele tirar uma fotografia. Mas não é o único, pelo recinto da cerca, passeiam-se também tabletes de chocolate, bonecos de gengibre e fatias de bolo, entre outros doces disfarces, que vão interagindo com o público.
Cheia de gente (miúda) tem estado também a Casa de Chocolate das Crianças. E se durante a semana (quinta e sexta-feiras) são as escolas o público predominante, ao fim-de-semana são as famílias. Neste primeiro fim-de-semana o numero superou as expectativas de Patrícia Figueiredo, uma das responsáveis pelo espaço, que explicou que incentivam as actividades em família por considerar que as “crianças estão muito pouco tempo com os pais”.
A visita à Casa começa com um teatro de fantoches, onde é simulada a conquista do castelo por D. Afonso Henriques e a distribuição do chocolate, que estava aprisionado, por todas as crianças. “É a partir daí que começam a trabalhar o chocolate”, refere Patrícia Figueiredo, dando também nota do chocopan, a novidade desta edição que consiste numa base de massa de cacau com que decoram uma bolacha com várias cores.
Por fim, os pequenos visitantes entram na cozinha, cujas paredes se encontram profusamente ornamentadas com colheres de pau decoradas pelas crianças dos jardins de infância e escolas do primeiro ciclo do concelho. À sua espera têm os cozinheiros do centro de formação da Pontinha que lhes mostram como se faz uma tablete de chocolate.
Na tenda ao lado, decorrem os concursos de Chocolatier Português do Ano e de Receitas de Chocolate e ainda são feitas demonstrações com chocolate, de gastronomia criativa de cake design.
Os espaços de venda de chocolate são diversos e povoam toda a cerca. Do lado de fora da muralha, na encosta do castelo, é possível apreciar as montras de chocolate a concurso, uma tenda de bodypainting e as esculturas de chocolate, que este ano têm por tema o património de Óbidos. O Santuário do Senhor da Pedra, o Castelo de Óbidos, a Igreja de S. Tiago, Igreja de Santa Maria e Porta da Vila, esculpidos em chocolate branco e negro mostram a perícia e criatividade dos profissionais do centro de formação da Pontinha.
Logo no primeiro dia de festival foi também apresentada a segunda edição do CD “Se a minha escova cantasse” e cujos discos estão a ser oferecidos durante o evento.
O higienista oral e autor de algumas letras, Mário Rui Araújo, destaca que neste novo trabalho as músicas são todas novas e com ritmos mais apropriados do que há cinco anos, apesar de assentarem sempre na ideia das histórias originais e da interacção com as crianças. O lançamento deste trabalho será no dia 3 de Abril, com um espectáculo no Festival, onde serão interpretadas as músicas dos dois discos.
Do lado de fora da muralha, à Porta da Vila, encontra-se a tenda-estúdio Young Channel, onde os visitantes podem conhecer alguns dos apresentadores do canal que emite a partir de Óbidos, assim como parte da cenografia que dá cor aos seus programas. A equipa colocou no espaço um chroma que permite a todos aqueles que queiram aparecer no meio dos mais diversos cenários virtuais. Essas imagens serão posteriormente enviadas para cada um dos jovens.
“O evento esteve muito animado, mas sem grandes dificuldades de circulação e com todos os pontos de interesse a funcionar em pleno”, refere José Parreira, administrador da Óbidos Patrimonium.
Tendo em conta que a selecção nacional está a estagiar em Óbidos desde terça-feira, a organização convida os visitantes do evento a trajarem de verde e vermelho para dar mais força à selecção e colorido ao evento. A selecção joga no sábado, em jogo de preparação, contra o Chile, no estádio municipal de Leiria.
Este evento continua a funcionar até 3 de Abril. O dia 2 será um dos pontos altos, com um desfile de moda e chocolate, já habitual nestas edições do festival.
Marca de chocolate e beijinhos de Óbidos são novidade
Os visitantes que se dirigirem a Óbidos podem agora encontrar uma loja exclusivamente dedicada ao chocolate, mesmo no coração da vila. A Loja do Chocolate aposta forte neste produto e criou, em parceria com o seu fornecedor Bombondrice (Caldas da Rainha), o chocolate de Óbidos com diversas variantes.
Outra das novidades são os Beijinhos de Óbidos em chocolate, que são uma exclusividade da casa. Para estes foi criada a assinatura “Faz-te sorrir”, tendo em conta que se trata de um produto que é “conhecido mundialmente e tem a característica de dispor bem as pessoas”, refere a responsável, Isabel Ribeiro.
A Loja foi também recuperar os produtos da Regina, que voltaram a “estar na moda”, adianta a responsável, que também possui representações de outros bombons avulsos. Como há algum tempo que trabalha com a marca La Casa, esta criou-lhe um produto específico, que apenas ali é comercializado.
Neste estabelecimento que abriu junto à Loja do Vinho, continuam a vender a ginja d’Óbidos em copos de chocolate. A tradição nasceu ali mesmo no primeiro festival de chocolate e, desde logo começaram a “sentir que o público queria este produto, pelo que o mantivemos e tem sido também aproveitado por muitos outros comerciantes, por todo o país”, diz Isabel Ribeiro.