Mais de duas toneladas de chocolate vão dar vida a esculturas da Disney em Óbidos

0
457

 

A magia da Disney aliada à doçura do chocolate fazem de Óbidos, a partir de hoje, um local de paragem obrigatória para miúdos e graúdos.
A 10ª edição do Festival Internacional de Chocolate, que decorre na vila a partir de hoje e até ao dia 25 de Março (funcionando exclusivamente entre as sexta-feiras e domingos), oferece aos participantes concursos, espectáculos, demonstrações e diversas actividades, todas com um denominador comum: o chocolate.

Uma recriação do filme animado “À procura de Nemo” com dois metros de comprimento ou o Castelo da Bela Adormecida com 2,5 metros de altura, são apenas algumas das esculturas em chocolate que podem ser apreciadas neste edição do Festival dedicado aos 20 anos da Disneyland Paris. Pelo recinto da cerca do castelo podem também encontrar-se os “Piratas das Caraíbas”, o “Mickey e a Minnie”, o “Peter Pan” e os “Cars”, num trabalho de mestria de profissionais do Centro de Formação profissional para o Sector Alimentar da Pontinha, coordenados pelo chefe Vítor Nunes. Mais de duas dezenas de profissionais têm estado a trabalhar nestas autênticas obras de arte, oito horas por dia desde Janeiro. Ao todo, Vítor Nunes estima que tenham sido utilizados cerca de dois mil quilos de chocolate, mas quase outro tanto será utilizado durante o evento, só em trabalho dos profissionais e cursos de formação.
“Este ano o tema é muito forte”, destaca Vítor Nunes, referindo-se à combinação entre a Disney e o chocolate. O director técnico do evento salienta ainda estar confiante de que terão bastante afluência porque as pessoas estão “cansadas de ouvir falar na crise e o festival acaba por ser uma forma de as motivar e permitir-lhes passar um bom bocado”.
Para além das principais personagens da Disneyland Paris, o evento conta com os habituais concursos de gastronomia ligados à pastelaria, estando garantida  a presença de profissionais e entusiastas desta iguaria que concorrem, provenientes de vários pontos do mundo.
Do ponto de vista da animação haverá um festival de Cinema Disney na Casa da Música, um conjunto de workshops a funcionar no Chocolate Lounge, uns dedicados ao cake design e outros ao bodypainting, e também uma grande exposição de cake design na Casa do Pelourinho, com a participação de vários profissionais da área.
Na biblioteca municipal haverá sessões para crianças com histórias com chocolate e no Jardim do Solar da Praça de Santa Maria decorrerá um espectáculo de dança, com literatura portuguesa, tendo por tema o chocolate, assim como da sua degustação. Este espectáculo irá decorrer apenas aos sábados e serão feitas leituras de textos de Álvaro de Campos, heterónimo de Fernando Pessoa e de João Villaret.
No recinto do evento haverá carts e bodypainting, numa parceria com pintores da região e de outras partes do pais. O bar de gelo voltará a abrir as portas, desta vez fora da Vila Natal e dedicado à Idade do Gelo, “onde esperamos que o público se possa refrescar nestes dias de Primavera”, refere o administrador da Óbidos Patrimonium, José Parreira.
A Casa de Chocolate das Crianças está aberta, sob marcação, todos os dias e não apenas às sextas, sábados e domingos. Também os comerciantes e restaurantes de Óbidos e das Caldas vão participar no evento propondo aos clientes pratos alusivos.
Nesta edição será estreado um sistema tecnológico que permitirá a todos os visitantes, gratuitamente, tirar fotografias com a família, amigos ou animadores e colocá-las de imediato no facebook do festival e posteriormente, no seu mural no facebook ou noutras redes sociais. Uma outra tecnologia permitirá aos possuidores de smartphones acederem à informação variada do próprio festival e dos pontos de venda, oferecendo  aos visitantes um maior conhecimento sobre os conteúdos do evento e também saber, de forma simples, todos os produtos que estão a ser comercializados.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt