
Tem 100 anos e vive sozinho no Bairro Azul há 24 anos. Os vizinhos prepararam-lhe uma festa para assinalar a data
Vive no Bairro Azul há 24 anos e celebrou os 100 anos de vida na companhia dos vizinhos, numa festa preparada pela Associação Amigos do Bairro Azul.
Manuel Duarte é de A-dos-Francos e trabalhou na construção civil. Enviuvou aos 78 anos e, desde então, vive sozinho naquele bairro situado no centro das Caldas. “Faço tudo sozinho: a lida da casa, as compras e também gosto muito de cozinhar”, partilhou o caldense, que entre as atividades favoritas tem a dança. Frequentava muito os bailes um pouco por todo lado e agora em tempos de covid-19, sente a falta dessa atividade. Com todas as medidas a que a pandemia obriga, foi feita a celebração com representantes da Junta e até com o presidente da Câmara. “Gosto mesmo muito de dançar! Não faltava a um baile”, disse Manuel Duarte, acrescentando que logo aos 14 anos “domingo sem baile não era domingo para mim!”.
Ao longo dos anos percorreu os espaços de baile da região e antes de pandemia era frequentador do Clube Sénior. Além da dança, também gosta de namorar: “desde que enviuvei já tive 22 namoradas!”, afirmou o sénior.
A celebrar 100 anos, o caldense vive sozinho e faz todas as tarefas em casa. Fez dois bolos para a festa
Manuel Duarte faz tudo o que necessita alguém que vive sozinho, incluindo as limpezas. Recentemente, adquiriu uma scooter eléctrica, pois agora diz que já se cansa a fazer as compras. Outro dos seus gostos é a cozinha, tendo sido responsável por dois dos bolos da festa de aniversário. Ainda para o seu aniversário confecionou arroz de camarão e é igualmente famoso o seu cozido à Portuguesa.
E qual é, afinal, o segredo para se manter tão ativo ao chegar aos 100 anos? Manuel Duarte diz que crê em Deus e que o gosto pela dança o ajuda a manter-se ativo. À refeição não dispensa o copo de vinho e acrescentou que “um garrafão de vinho dá para um mês”.
Diz que em geral se sente bem, à exceção de algumas dores e alguma perda de audição. Segundo Maria João Branco, a presidente da Associação Amigos do Bairro Azul, este já é o segundo ano consecutivo que Manuel Duarte celebra o aniversário com os vizinhos, pois vive sozinho e a pouca família que ainda tem não está por perto.
Entretanto, a associação tem vários projetos a decorrer. Um de apoio aos idosos daquela zona da cidade, assim como iniciativas on-line relacionadas com a história do Bairro Azul. Estão também a promover online o trabalho dos artesãos que ali vivem e trabalham.