Maria João Avillez relata conversa com Papa em livro

0
281
Autora é paroquiana do padre Ricardo Figueiredo e convidou Sebastião Bugalho para “sinalizar a esperança” na juventude

“Francisco – O Caminho”, da Temas e Debates, relata a entrevista que a escritora, com casa em Óbidos, realizou no Vaticano e que foi para o ar em setembro passado.

No dia do 86º aniversário do Papa Francisco, 17 de dezembro, a Igreja de São Pedro, em Óbidos, acolheu a segunda apresentação do livro “Francisco – O Caminho”, de Maria João Avillez, que relata a entrevista que o Sumo Pontífice concedeu à jornalista no âmbito da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, emitida em setembro passado na TVI e na CNN Portugal.
Temas como o papel da mulher na Igreja, os abusos do clero, Fátima, memórias da infância e da juventude na Argentina, entre outros, foram aclarados na entrevista ao sumo pontífice, que “ama a juventude, que ele desafia a transportar consigo a promessa de um mundo melhor”, explicou Maria João Avillez.
Antes, durante e após a entrevista, o Papa Francisco apresentou-se com “uma proximidade invulgaríssima servida por um sorriso logo aberto de simplicidade, um afeto, uma genuína curiosidade pelo outro, pela nossa equipa, que éramos sete, e uma surpreendentíssima ausência de pressa”, continuou a jornalista, referindo ainda o seu sentido de humor, pelo qual ora diariamente ao santo Thomas More . No final, ainda “nos ofereceu uns terços e uns livros”, comentou.
Sebastião Bugalho, comentador político e jornalista, elogiou fervorosamente a autora por ter conseguido colocar “todas as perguntas difíceis” ao homem que, “no fundo, é o vigário de Cristo na Terra”, conseguindo conciliar “tão bem a sua missão de jornalista, sem esquecer a nossa fé”.
O convite para esta apresentação partiu do padre Ricardo Figueiredo, pároco de Óbidos, das Gaeiras e de A-dos-Negros, que a autora caracteriza como um “grande amigo”, com o qual partilhou a viagem de escrita do livro.
A apresentação foi ambientada pelas performances exímias do professor Tiago Morin, na guitarra, e da jovem Inês Cordeiro, no violino, que integram o coro da missa das 18h00 de domingo no Santuário do Senhor Jesus da Pedra.