Medalha de Honra da Cidade para a Thomaz dos Santos

0
482

A empresa Thomaz dos Santos, que este ano assinala o seu centésimo aniversário, vai ser homenageada com a Medalha de Honra da Cidade, no dia 15 de maio. Um século de atividade contínua, “afirmando-se hoje como uma das mais sólidas empresas do setor de produtos siderúrgicos”, salienta o município.

A empresa, que tem como atividade principal o comércio e distribuição de produtos siderúrgicos, ferragens e materiais de construção, preserva o nome e o percurso do seu fundador, Thomaz dos Santos, nascido a 19 de Março de 1899, nas Caldas. O caldense inicia a sua atividade por conta própria em 1922 com um estabelecimento comercial misto, que vendia ferro, ferragens, solas e cabedais, cordoaria, alfaias agrícolas, carvão de forja e miudezas, refere a história da empresa. Mais tarde diversifica e expande os negócios para outras zonas do país. Em 1957 foi constituída a Sociedade por Quotas e, em 1988, a empresa passou a Sociedade Anónima, mantendo sempre o seu cariz familiar, com a entrada de sócios da segunda e terceira geração da família, explicam.

Em 2018 todas as valências situadas na cidade das Caldas foram transferidas para as novas instalações, na zona industrial. Atualmente a Thomaz dos Santos possui armazéns nas Caldas da Rainha e Santa Iria de Azóia e possui clientes nos sectores da construção civil, metalomecânica, serralharia, revenda, indústria e também o consumidor final.

É uma sociedade anónima, de natureza familiar, e conta com cerca de 100 colaboradores.

Para além da medalha de honra, a Câmara irá também atribuir medalhas municipais de mérito e de dedicação pública a 17 personalidades e entidades que se distinguem nas respetivas áreas. ■