Aurea e Festa da M80 são pontos altos do BE Cultura na Benedita

0
312
Conferência de imprensa de lançamento do festival decorreu na última semana

Festival traz como grande novidade o Simpósio das Artes. Todas as atividades são gratuitas

A terceira edição do BE Cultura, festival que decorre na Benedita (Alcobaça) foi apresentada na última semana.

O evento vai decorrer entre 28 de abril e 14 de maio, na Praça Dr. José Damasceno Campos e terá como grande novidade a realização do I Simpósio das Artes, no dia 6 de maio. A iniciativa reúne antigos estudantes do ECB, que são artistas que se destacam nas respetivas áreas: Renato Franco, na escultura, Sérgio Guerra, na arquitetura, Flávia Grilo, na ilustração, Andreia Constantino e Susanne Silva, no Design de Comunicação, Beatriz Severes e Nadine Fialho, no Design Gráfico e Gabriel Colaço, na pintura. Os autores estarão à conversa e farão demonstrações ao longo do dia.

A inclusão da Mostra de Estágios do Externato Cooperativo da Benedita, que vai na oitava edição, e o respetivo alargamento a uma mostra empresarial é outra das grandes novidades do programa deste ano. A decorrer nos dias 28, 29 e 30 de abril, a mostra, que já conta com cerca de duas dezenas de empresas, dá início ao programa do festival, que assinala também o aniversário de elevação da Benedita a vila (que ocorreu há 39 anos).

Também nesta edição houve a inclusão do Festival Nacional de Folclore (que vai para a sua 24ª edição) no BE Cultura, encerrando o evento na tarde do dia 14 de maio. Além do anfitrião, o Grupo Regional de Folclore da Benedita, o evento contará com ranchos do Centro Cultural da Guarda, Flor do Alto Alentejo, de Sesimbra e do Sobral de Monte Agraço. E, como os ranchos são cultura, “considerámos que fazia todo o sentido agrupar”, explicou, no lançamento do festival, a presidente da Junta de Freguesia da Benedita, Maria de Lurdes Pedro.

A 19ª Feira do Livro do Externato Cooperativo da Benedita (que esteve na génese do festival) decorrerá entre os dias 3 e 7 de maio com o lançamento de livros, palestras e animação.

Do programa do BE Cultura destaca-se ainda o concerto de Aurea (artista que vai apresentar o seu mais recente álbum, “Moods” e fazer uma viagem pelos seus 10 anos de carreira, na noite de 12 de maio) e ainda a festa da M80, no dia seguinte. “Surgiu de um desafio feito à rádio M80 há cinco anos e que já ganhou tradição”, explicou a presidente da Junta, que considerou o BE Cultura o “evento mais abrangente e importante” da freguesia.

Já a vereadora da Cultura e vice-presidente da Câmara de Alcobaça, Inês Silva, disse que o BE Cultura, que vai para a sua terceira edição, “já vai sendo uma marca na freguesia e no concelho”. A autarca realçou importância da realização da feira do livro, por serem cada vez mais incomuns e pelo envolvimento dos jovens na mesma. Inês Silva destacou também o papel dos ranchos folclóricos e etnográficos na preservação da história e da memória.

A autarca, que é beneditense, irá também participar no evento como escritora, lançando no BE Cultura um livro que escreveu após uma viagem que realizou durante a pandemia.

A entrada em todos os eventos do BE Cultura é gratuita e a organização, que é tripartida, entre o Externato Cooperativo da Benedita, a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal de Alcobaça, espera receber milhares de pessoas. A título de exemplo, e com base nos números dos últimos anos, a expetativa de público para o concerto de Aurea e para a festa M80 é de mais de sete mil pessoas em cada noite.

O plano de segurança do evento já está a ser alinhavado entre os vários agentes de proteção civil e incluirá cortes nas vias principais e desvios de trânsito a anunciar brevemente. ■