Durante três dias, 18 crianças e jovens puseram a “mão na massa” e confeccionaram diversos pratos
Promover o convívio, fomentar as relações interpessoais e ocupar os tempos livres com a interrupção letiva da Páscoa foi o objetivo da Academia de Mini Chefs, que decorreu durante os dias 3, 4 e 5 de abril no polo caldense da EHTO. Dirigida a crianças e jovens com idades compreendidas entre os oito e os 16 anos, a iniciativa contou com um programa focado em atividades práticas de iniciação à cozinha e suas técnicas culinárias, com destaque para a preocupação sobre princípios da sustentabilidade, hábitos de alimentação saudável, combate ao desperdício, gastronomia tradicional e promoção dos produtos locais e sazonais.
Os 18 jovens participantes, para além de assegurarem sempre a confecção do seu próprio almoço, confeccionaram diversas ementas, como a sopa Minestrone, pescada dourada, perna de borrego assado, lasanha, tagliatelli fresca à carbonara, tiramisu, gelado de caramelo ou leite creme. Durante os três dias foi também realçada e trabalhada a dimensão das expressões artísticas e criativas com diversos ateliers e workshops. Pode destacar-se, das atividades, a “realização de uma peça de Teatro inspirada no filme Ratatouille que também foi visionado no auditório, aula de ioga, pintura de ovos, caça aos ovos de amêndoas caramelizadas”, resume Daniel Pinto, diretor da EHTO. Durante os meses de junho e julho será realizada uma Academia de Mini Chefs de Verão, com a duração de três semanas.
Jantar literário
No próximo dia 21 de abril, pelas 20h00, terá lugar um jantar literário inspirado na vida e obra de Ruy Belo, no The Literary Man Óbidos Hotel. O poeta e ensaísta português (1933 —1978), natural de São João da Ribeira, Rio Maior, se fosse vivo faria este ano 90 anos. ■