Música, moda, dança e chocolate marcaram a noite de sábado em Óbidos. A Praça de Santa Maria engalanou-se para receber as “princesas” da Disney, bem como a conhecida apresentadora de televisão, Merche Romero, naquele que foi um dos pontos altos da 10ª edição do Festival Internacional do Chocolate.
Centenas de pessoas assistiram, durante mais de duas horas, ao espectáculo que marcou o último fim-de-semana do evento que trouxe à vila verdadeiras enchentes durante o mês de Março e ajudou a animar a economia local durante a época baixa.
O fato inspirado na princesa Mullan foi o vencedor da 10ª edição da passagem de modelos com chocolate. Juntamente com esta princesa da Disney (que deu tema ao evento) desfilaram outras personagens do imaginário colectivo, como a Pocahontas, Jasmin, Ariel, Tinkerball, Branca de Neve, Esmeralda ou mesmo a Cinderela. Também o Príncipe Guerreiro marcou presença, numa noite de moda marcadamente feminina.
Os 14 modelos apresentados foram concebidos por alunos da Modatex e as aplicações em chocolate feitas pelos chefs do Centro de Formação Alimentar da Pontinha.
A apresentadora do evento, Merche Romero, desfilou com um vestido desenhado pela estilista Rita Bonaparte, natural das Caldas da Rainha. Inspirada em Rapunzel, Cinderela e Branca de Neve, a estilista fez uma “mistura de modo a criar uma princesa de chocolate contemporânea”, explicou. No vestido que concebeu, Rita Bonaparte aproveitou também a tendência vintage, e o glamour das divas do cinema.
Numa associação ao programa “Limpar Portugal”, o estilista Nuno Esteves apresentou um vestido confeccionado totalmente com materiais reciclados.
A coordenação musical do espectáculo esteve a cargo do irmão de Merche, Óscar Romero, que também cantou em palco, acompanhado pelo pianista Pedro Polónio e da bailarina de flamenco Angie Romero.
O festival terminou no passado domingo, com a Associação Nacional de Cake Design a oferecer aos visitantes fatias de um bolo gigante, com 80 quilos.
“Uma colaboração fantástica”
Para Javier Moreno, director geral da Disneyland Paris (Espanha e Portugal) a junção das duas datas (20 anos da Disneyland Paris e 10 anos do Festival de Chocolate) traduziu-se na “combinação perfeita” das histórias da Disney com o talento dos cozinheiros e artistas que participaram no festival.
“O resultado foi espectacular, fiquei encantado com o que vi”, disse o responsável espanhol, que ficou impressionado com o design dos bolos e as esculturas de chocolate. “Ver um castelo da Bela Adormecida com dois metros de altura é algo novo e muito original”, salientou, realçando a criatividade empregue nos objectos criados.
Para Javier Moreno o balanço desta parceria é positivo. “Mil por mil, foi uma colaboração fantástica”, disse, esperando que esta venha a ter continuidade. “Espero que possamos voltar um dia ao Festival de Chocolate, construindo afinidades entre a máquina Disney e as famílias portuguesas e potenciando o talento a nível de cozinha, moda e música”, disse à Gazeta das Caldas.
Também o presidente da Câmara de Óbidos, Telmo Faria, fez um balanço positivo da 10ª edição do Festival Internacional do Chocolate, considerando que os objectivos de dinamização económica foram “perfeitamente alcançados” e que o investimento feito foi amplamente pago.
O autarca destaca que conseguiram criar uma dinamização económica na vila, beneficiando com isso toda a estrutura de negócios local, assim como na região, nomeadamente a nível hoteleiro. Outro objectivo alcançado foi o da promoção territorial. “Não houve ninguém no país que não ouvisse falar no Festival de Chocolate, ainda para mais quando tivemos largas horas de televisão em directo de Óbidos”, disse.
Telmo Faria considera que a solidez do evento é demonstrada pelo interesse de grandes marcas em associar-se, como é o caso da Disney ou mesmo da Sony e da Nestlé.
Para o próximo ano poderão esperar-se “grandes surpresas”, disse o autarca, escusando-se a partilhar pormenores.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt
OS VENCEDORES
Concurso Internacional de Receitas de Chocolate
1.º Lugar – Pedro Maximino – ““Aveludado de chocolate picante com esponja de foie e crocante de cebola roxa”
2.º Lugar – Tiago Costa – “Miminho de pato em ninho crocante”
3.º Lugar – Ronit Lev – “Chocolate Ginja Trip”
Concurso Montras de Chocolate
1.º Prémio: Pastelaria Barca Doce
Concurso Chocolatier do Ano
1.º Lugar – Ana Sofia Morais
2.º Lugar – Sílvia Bettencourt
3.º Lugar – João Saúde
Concurso Esculturas de Chocolate
Prémio Fidelidade – Mickey e Minney (Chefes: António Costa, Céu Carvalho, Dário Almeida, Fátima Alves
Prémio Mestria – Piratas das Caraíbas (Chefes: Paulo Nunes, Conceição Santos, Rui Sardinha, Gilda Azevedo
Prémio Impacto – à Procura de Nemo (Chefes: Nelson Vicente, João Mateus, Lúcio Rocha, Sílvia Pedro
Prémio Criatividade – Peter Pan (Chefes: Henrique Leitão, Nuno Parreira, Miguel Andrade e Ana Guerra)
Prémio Especial do Júri – Cars (Chefes: Victor Amaral, Patrício Cantecalli, Hugo Guedes, José Cobra
Prémio Disney – Castelo da Bela Adormecida (Chefes: Alexander Efimov, Luís Ferreira, Kiu Ng e Elsa Lucas)
Prémio do Concurso de Cake Design
1.º Prémio: José Rama