Montepio Rainha D. Leonor encerra serviço de atendimento ao exterior devido a surto

0
375

Aumento do número de infeções entre os utentes levou direção clínica e Conselho de Administração a tomar aquela decisão em vésperas de Natal

O Montepio Rainha D. Leonor encerrou os serviços de atendimento abertos ao exterior no dia 24 de dezembro, numa decisão conjunta entre a direção clínica e o Conselho de Administração, em articulação com a Autoridade Local de Saúde e a Câmara Municipal das Caldas da Rainha.
A instituição assumiu estar a “atravessar um momento de particular dificuldade” devido ao número crescente de casos positivos de infeção por covid-19 entre os utentes.
“Não se tratando da solução entendida como ideal, é, contudo, aquela que maior segurança traz à população das Caldas da Rainha”, explica o conselho de administração do Montepio, num comunicado em que apela à comunidade “a melhor compreensão, em defesa do bem superior que é a Saúde de todos”.
“Contamos a curto prazo restabelecer a nossa normal atividade assistencial assim que forem restabelecidas as condições de segurança”, conclui o comunicado da instituição.

Mais 620 casos no Oeste
Esta semana foram confirmados mais 620 casos de covid-19 no conjunto dos 12 concelhos do Oeste, elevando o número de infectados desde março para 7665 pessoas.
O número de casos ativos também subiu e atingiu os 1439, mais cem do que os 1339 registados na última semana (um aumento a rondar os 6,9%).
Durante os últimos sete dias há ainda a lamentar mais 14 óbitos, elevando o número de vítimas mortais no Oeste desde o início da pandemia para 135.
Numa análise aos últimos 14 dias, que tem como base os dados relativos aos casos fornecidos no relatório epidemiológico diário da OesteCIM e os dados populacionais dos Censos 2011 permite perceber que nos últimos 14 dias em que existem dados (até às 23h59 do dia 26 de dezembro) colocavam quatro concelhos do Oeste no risco muito elevado, nomeadamente, Lourinhã, Arruda dos Vinhos, Alenquer e Caldas da Rainha. O concelho das Caldas apresenta mais 263 casos confirmados nos últimos 14 dias, o equivalente a 508 casos por cem mil habitantes.
Lourinhã tem um rácio de 486, pouco acima dos 480 casos por cem mil habitantes que definem o início do patamar de risco muito elevado. Alenquer e Arruda dos Vinhos, com 693 e 634 casos por cem mil pessoas, são os concelhos com rácios mais altos.
Já o concelho de Sobral de Monte Agraço não registou qualquer nova infeção nos últimos 14 dias.
Nazaré (15 casos), Cadaval (25 casos) e Bombarral (28 casos) ficariam todos no patamar de risco moderado, enquanto os restantes quatro concelhos, Alcobaça, Óbidos, Peniche e Torres Vedras, ficariam no patamar de risco elevado. ■