Monumento aos Bombeiros nasce na rotunda dos Hortas

0
663

Associação Humanitária e Município das Caldas lançaram concurso público para a conceção e construção do monumento, que deverá transmitir os valores e identidade da corporação caldense

Caldas da Rainha vai ter um monumento aos bombeiros, que irá ser criado na rotunda dos Hortas, que liga as avenidas Eng. Marcelo Morgado, General Pedro Cardoso e a Rua da Cutileira.
O concurso público para a conceção do monumento foi anunciado no passado dia 23 de julho e é promovido pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, com o apoio da Câmara Municipal.
Nelson Cruz, comandante da corporação, disse que o monumento “é um sonho antigo dos bombeiros” e servirá de homenagem à associação e aos soldados da paz que a têm servido nos 125 anos de existência.
O projeto será financiado pela autarquia e terá um custo na ordem dos 70 mil euros, incluindo os prémios e execução.
O concurso está aberto a artistas, nacionais e estrangeiros, a residir em Portugal, que terão até 30 de outubro para apresentar as suas propostas. A escultura deve transmitir os valores dos bombeiros e ser identitária da corporação caldense. Deve, ainda, incluir elementos em cerâmica.
Um júri irá escolher as três propostas finalistas, que terão que apresentar uma maquete à escala. O segundo e o terceiro classificado receberão prémios de 1500 e 1000 euros, ao vencedor é atribuído prémio de 20 mil euros pela autoria e execução da obra e mais 45 mil euros, com IVA incluído, para despesas associadas à colocação no local.
A previsão é que a obra esteja concluída dentro de um ano. ■