Um homem e uma mulher, de identidade desconhecida, assaltaram uma casa em Sobral da Lagoa (Óbidos), às 14h00 de 15 de Abril, ameaçando a proprietária com uma arma branca e colocando um pano embebido numa substância tóxica na sua face, para que esta não resistisse.
O casal bateu primeiro à porta da vítima, que estava sozinha na sua residência, e acabou por conseguir entrar na casa, de onde roubaram 7.000 euros em dinheiro. De seguida puseram-se em fuga a pé. O caso está a ser investigado pela GNR.
No mesmo dia a GNR deteve, no Vale do Leito (Bombarral), três homens e uma mulher quando estavam a assaltar uma casa. A 15 de Abril também houve assaltos a um estabelecimento comercial no Landal, outro em Alfeizerão e na área de serviço de Óbidos, na A8. Uma casa foi assaltada em Venda Nova (São Martinho do Porto). Em Moleanos (Alcobaça) foram roubados vários suínos de uma exploração agrícola.
A GNR das Caldas da Rainha recebeu ainda, a 15 de Abril, cinco queixas por furto de fio de cobre no Bouro, Casais da Cidade, Boavista, Casal Barreiros e Cabeço da Vela.
Uma mulher estrangeira, de 52 anos, foi detida pela GNR no Casal da Marinha (Santa Catarina) por permanência ilegal no país.
No dia 16 a GNR das Caldas recuperou vários artigos que tinham sido furtados numa casa. Entre os artigos recuperados estavam várias garrafas de bebidas, uma guitarra, um par de binóculos, utensílios de pesca e ferramentas.
Nesse dia foi assaltada uma casa em Salir do Porto, um carro nas Caldas e uma fábrica em Valado dos Frades. A GNR recebeu ainda três queixas da EDP por furto de cobre no Nadadouro e Coto.
Uma máquina de lavar de pressão e uma moto-enxada foram furtadas do interior de um armazém em Santa Catarina, no dia 17. Na Foz do Arelho assaltaram duas viaturas, através do arrombamento de portas. Num dos veículos, para além de documentos pessoais, foram furtados 800 euros em dinheiro.
A PSP já recuperou o anel que tinha sido comprado por um burlão, de 33 anos, com recurso a cheques de uma conta desactivada e que fora vendido pelo ladrão numa casa de compra e venda de ouro. A polícia já tinha recuperado um par de brincos que foi comprado com o mesmo expediente.
No dia 18 assaltaram uma casa em Azambujeira dos Carros e outra no Bombarral.
Um homem de 60 anos foi detido, em Alfeizerão, por suspeita de tráfico de droga. Depois do indivíduo ter sido apanhado num veículo no qual estavam 51,9 gramas de cabeças de haxixe, a GNR de São Martinho fez uma busca domiciliária e encontrou seis pacotes selados com 368 gramas daquela droga. Na casa do suspeito foram ainda encontradas uma balança de precisão e material de embalamento de droga. A Guarda apreendeu ainda o veículo, 200 euros em dinheiro e um telemóvel.
Duas máquinas de venda automática, uma de tabaco e outra de brindes, que tinham sido furtadas na madrugada de 19 de Abril, em Peniche, foram recuperadas pela PSP no mesmo dia. As máquinas foram encontradas totalmente destruídas e sem qualquer artigo no seu interior.
Um cidadão estrangeiro de 25 anos foi detido a 20 de Abril pela GNR, na margem esquerda do Arnóia, nos Casais Brancos (Óbidos), por estar a pescar sem licença. No dia 21 foi furtada uma viatura na Benedita.
Roupa contrafeita apreendida no mercado semanal das Caldas
Numa operação conjunta da PSP, ASAE, Autoridade Tributária e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, foram apreendidos cerca de 2.000 euros de roupa contrafeita no mercado semanal das Caldas da Rainha.
As autoridades apreenderam ainda 64 quilos de queijo por não estarem a ser vendidos nas condições apropriadas e levantaram dois autos por venda sem emissão de factura. Entre as 14 pessoas identificadas por diversos motivos nesta operação, duas eram cidadãos estrangeiros que estavam ilegalmente em território nacional e têm já ordem de expulsão. Os dois indivíduos terão que abandonar o país nos próximos 20 dias.
Durante a operação, a Autoridade Tributária detectou ainda uma balança que não estava aferida e que permitia que cerca de 500 gramas de um produto fossem vendidos como sendo um quilo. Estiveram envolvidos cerca de 30 agentes das várias entidades.
Uma mulher de 43 anos foi detida em Óbidos, a 15 de Abril, por conduzir com uma taxa de álcool 1,72 gr/l. O interveniente num acidente de viação, nas Caldas da Rainha, na noite de 17 de Abril, foi detido por conduzir com 1,74 gr/l.
No dia 18 a GNR deteve um homem de 35 anos, no Alto do Nobre, por conduzir sem carta. A 19 de Abril a PSP da Nazaré deteve um homem de 69 anos que conduzia com 1,84 gr/l.
Na Benedita, dia 20, foi detido outro condutor, com 31 anos, com 1,47 gr/l. No dia 21 a GNR deteve uma cidadã estrangeira por condução ilegal e um homem de 57 anos com 1,49 gr/l.
De 15 a 21 de Abril a GNR das Caldas da Rainha registou na área do seu destacamento territorial um total de 24 acidentes, dos quais resultaram sete feridos ligeiros.
Um homem de 36 anos morreu na segunda-feira, vítima de um acidente de tractor, na Capeleira (Óbidos). Segundo a Lusa, o homem estava a pulverizar com o tractor numa encosta e ficou debaixo do tractor.
PSP apoia peregrinos de Fátima
Desde 19 de Abril que a PSP aumentou a presença policial nos principais circuitos urbanos habitualmente utilizados pelos peregrinos que se deslocam para Fátima, para os apoiar e garantir a adopção de comportamentos de segurança rodoviária por parte dos condutores.
Tendo em conta que as zonas urbanas do sul do distrito de Leiria (Peniche, Caldas da Rainha, Nazaré e Alcobaça) são tradicionalmente percorridas pelos muitos peregrinos que se deslocam nesta época do ano ao Santuário de Fátima, foi montada uma operação de apoio por parte da Divisão Policial das Caldas da Rainha.
A polícia vai ainda realizar várias sessões de informação, em colaboração com as autoridades eclesiásticas, dirigidas aos peregrinos sobre comportamentos que potenciem a segurança e que passam por os seguintes conselhos:
¨ Não caminhe na estrada mas sim na berma.
¨ Prefira as vias de menor tráfego automóvel, nomeadamente os denominados Caminhos de Fátima (o caminho do mar, que atravessa Caldas da Rainha e Alcobaça e o caminho da Nazaré, que se inicia nessa localidade).
¨ De dia ou de noite, utilize colete reflector.
¨ Informe os seus familiares do seu planeamento de viagem.
¨ Caso necessite de qualquer apoio (policial ou médico) contacte, de imediato o 112. Informe pelo mesmo meio obstáculos na via ou comportamentos perigosos por qualquer peregrino ou automobilista.