Vai realizar-se a 4 de Maio, o 20º Encontro dos Antigos Alunos da Escola Industrial e Comercial, a actual Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro.
“Todos os anos reunimo-nos para rever velhos companheiros e para reaver antigas memórias e até algumas paixões”, diz José Ventura, da comissão organizadora destes encontros e que este ano assinala o seu 20º aniversário. O convívio, além da refeição e de uma tarde animada por música ao vivo, envolve ainda visitas culturais à cidade.
Já foram visitados os vários museus, o CCC e a própria escola, após ter sido alvo de remodelação profunda. Este ano, a visita terá início no Café Claras (Rodoviária) pois “é um café emblemático para determinada geração”, diz Vítor Silva, que é também da organização.
Para assinalar este momento de reunião, a organização providencia uma lembrança em cerâmica e que este ano terá um carácter especial. È que a medalha, em faiança, que retrata Bordalo Pinheiro, é da autoria de Herculano Elias. O mestre foi também aluno daquela escola, primeiro em 1941. “Durante vários anos, aquela escola era o centro cultural da cidade, o lugar onde se partilhava o conhecimento”, comentou o artista. Na sua opinião, “é preciso renovar esta força que a escola tinha em relação à cidade”. Em 2014, Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, como agora se chama, vai celebrar o seu 120º aniversário.
Organização teme menos gente por causa da crise
“Habitualmente conseguíamos reunir entre 250 a 300 pessoas nestes convívios, mas temos consciência que por causa da crise não sei será possível juntar tanta gente”, comentaram José Ventura e Vítor Silva. Já em 2012 sentiram algumas quebras, sobretudo entre elementos que não se encontram na região ou até emigrantes que antes “vinham de propósito a estes eventos”. Ainda assim, para a realização de 2013, a organização enviou cerca de 700 cartas e mais de 200 e-mails.
Por agora, falta pouco para atingir as 200 inscrições e entre elas já constam ex-alunos da escola que virão do Porto, Faro e Braga.
Estes convívios têm por mote unir várias gerações e passar um dia a recordar peripécias e bons momentos vividos nos tempos da escola. “Normalmente só terminam já quase de noite”, disse Odete Maçãs, uma das convivas destas reuniões, que salienta a grande capacidade de coordenação que a comissão organizadora possui.
Programa começa ao sabor do Café d’Avó
O programa começa às 10h30 com um encontro no Café Claras (Rodoviária), agora com gerência da Mercearia Pena, onde poderá ser tomado o famoso Café d’ Avó.
Às 13h00 decorrerá um almoço no Hotel Vila Óbidos (Estrada Óbidos – Bairro da Sra. da Luz, em frente às minas do gesso). Não faltará animação musical e ao fim da tarde será servido um lanche. O preço por pessoa é de 29 euros.
A organização pede para que os participantes façam o pagamento com antecedência, junto dos elementos da organização ou por transferência bancária para o NIB 004602020060000406112.
A confirmação dos participantes deve ser feita até 28 de Abril. Os organizadores são Vítor Silva (262183443 ou 912804898), José Ventura (917820197), Luísa Pimenta (262833232 ou 966013420) e Fernanda Amaro (964027360). Para mais informações contactar através de www .alunosbord alo.blogspot.com