
A Câmara das Caldas encomendou à Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro um conjunto de figuras de movimento e peças bordalianas de grandes dimensões que irão integrar a obra de regeneração urbana das Caldas da Rainha.
Neste momento a fábrica está a fazer as maquetas para a primeira peça, o padre, que deverá estar concluída em inícios de Dezembro e que será colocada perto da Igreja de Nossa Senhora do Pópulo.
“Trata-se de um projecto novo e de um grande desafio”, revelou Victor Gonçalves, administrador da Bordallo Pinheiro, adiantando que, por exemplo, na projecção do molde irão usar ferro e silicone, que é uma novidade.
O Zé Povinho, Maria Paciência, o Polícia e o casal de saloios também integram o conjunto de figuras, feitas à escala humana, que a fábrica irá produzir, juntamente com mais seis peças de menores dimensões. A encomenda feita pela Câmara foi adjudicada este mês e terá um preço base na ordem dos 91 mil euros, mas que poderá ainda ter algumas variações tendo em conta as experiências que a fábrica terá que fazer.
“Pensamos que para fazer uma peça boa de 1,8 metros temos que fazer três peças, porque vamos ter problemas com rachas e explosões no forno porque é muita massa”, explicou Victor Gonçalves. Uma peça, como a do Padre, no final pode pesar 500 quilos, o que na modelação equivale ao dobro, “porque a peça é completamente cheia e é feita a partir de mais de três dezenas de moldes”, acrescentou.
Esta será a primeira vez que a fábrica produz peças com tão grandes dimensões. Até agora, as maiores mediam aproximadamente um metro de largura, como é o caso da lagosta ou do sardão.
Tendo em conta que a peça será instalada num espaço público, Victor Gonçalves já sugeriu à Câmara colocá-la dentro de uma campânula de PVC para proteger das intempéries e também de possíveis actos de vandalismo. 
“Vamos começar a produção no final do mês para ficar tudo pronto em Fevereiro de 2013”, disse Victor Gonçalves, acrescentando que a exposição em Portugal será em Março e, no mês seguinte, no Brasil.
Bordallo produz para a Zara Home
A conquista mais recente da fábrica foi obter um contrato com a Zara Home, para a produção de um serviço de mesa e várias peças decorativas, como oveiros e terrinas. Os contactos surgiram em Janeiro, mas as negociações só terminaram em Maio. “É um grande cliente espanhol que conquistámos”, disse o administrador da empresa que actualmente tem uma encomenda de cinco mil peças, que conta concluir num mês.
De acordo com o responsável, a concorrência estava na China e, apesar do preço apresentado pela cerâmica caldense ser um bocado mais alto, preferiram a qualidade lusa e provavelmente a marca. “A qualidade do vidrado e do brilho Bordalo Pinheiro é muito superior ao das peças chinesas”, disse.
Actualmente as peças com maior procura são as contemporâneas. “As peças de arte Bordalo representam 10% da nossa facturação”, explicou o responsável, adiantando que, apesar de serem as mais conhecidas, não são as que fazem “viver a fábrica”.
A empresa, que em 2011 ultrapassou os três milhões de euros de volume de negócios, está em ascensão no que respeita à carteira de encomendas. Os principais mercados são os Estados Unidos, França e Japão, mas está também a conquistar novos segmentos, como Israel e a Rússia.
Com o objectivo de se dar a conhecer aos autarcas locais, a empresa caldense convidou o presidente da Assembleia Municipal e os presidentes de Junta de Freguesia a visitar as suas instalações no dia 21 de Maio. O repto foi acolhido apenas pelo presidente da Assembleia e autarcas das Juntas de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, Santo Onofre, Alvorninha e Salir do Porto.
No final da visita o presidente da Assembleia Municipal, Luís Ribeiro, mostrou-se muito satisfeito, sobretudo por “saber a quantidade de pessoas que trabalham na empresa (161 funcionários) e que num momento de crise, continua com encomendas”.
No próximo dia 12 de Junho a Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro será visitada pelo secretário de Estado adjunto do ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Feliciano Barreiras Duarte.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt








