Os alunos das turmas do 9.º e 10.º ano da Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio, na Nazaré, participaram em várias atividades do Climate Action Project, que tem como finalidade provocar o debate sobre o clima, a estudar as causas e efeitos das mudanças climáticas, e a encontrar medidas que respondam aos problemas detetados. Estas terminaram recentemente, com a pintura de um mural alusivo ao tema, que contou com a colaboração do artista plástico nazareno, Filipe Ferreira.
Esta escola foi contemplada com o prémio excelência Climate Action Project School of excellence pelo seu empenho em ações dedicadas à educação ambiental.
Também a fachada das antigas escolas de ensino básico da praia da Nazaré, tem agora pintado um mural, da autoria de Tamara Alves e YZ Yseult Digan. A peça colaborativa é inspirada na Nazaré e nas suas tradições, nomeadamente, a tradição centenária do peixe seco. “Esta tradição pode estar em risco e acreditamos que expô-la a todas as pessoas poderá ajudar a sensibilizar para a preservação da mesma”, refere o projeto de Arte de Rua, Underdogs. “Surge com a intenção de ser uma extensão da exposição permanente do Centro Cultural da Nazaré, com a essência e informação sobre a preservação e promoção da tradição do peixe seco”, acrescenta nota de imprensa da autarquia. ■