A Câmara de Alcobaça espera que a reabertura do Jardim do Obelisco possa acontecer até 2024, permitindo, assim, que a população tenha acesso a um espaço no interior do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. Esta foi uma das contrapartidas negociadas pela autarquia aquando do processo de construção do hotel de luxo no Mosteiro.
A obra foi candidatada ao PRR, está orçada num milhão de euros, mas a execução está “dependente de vários fatores”, pelo que a autarquia opta por “alguma prudência quanto aos prazos”. “Hoje em dia, é muito difícil falar de concursos públicos”, afirma o presidente da Câmara de Alcobaça, reconhecendo que a volatilidade dos preços e a capacidade de resposta das empresas condiciona a concretização das obras.
A intervenção no Jardim do Obelisco integra o contrato assinado, no ano passado, entre o Ministério da Cultura, através da Direção-Geral do Património Cultural e do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais, que abrange a reabilitação da zona superior do antigo Paço Baçal, a ala norte do cardeal, a requalificação de espaços exteriores, do claustro D. Diniz, a reabilitação do auditório e a instalação de rede ‘wifi’, num montante global de 4,4 milhões de euros. ■