MyMachine Portugal tem sede em Óbidos

0
632
Gazeta das Caldas
O MyMachine incentiva a usar a criatividade para resolver problemas (Foto de arquivo)

O MyMachine é um programa que coloca crianças das escolas a criar máquinas para resolver problemas do mundo, com o intuito de desenvolver a criatividade. As escolas de Óbidos eram, até ao corrente ano lectivo, as únicas a desenvolver este projecto em parceria com o Parque Tecnológico de Óbidos, a Câmara, a ESAD e o CENFIM. O programa tem sido impulsionador de uma estratégia concertada que conecta ainda diversas empresas e universidades e outras organizações.
A expansão para Vila Nova de Famalicão levou à criação de uma entidade nova – denominada MyMachine Portugal – que passará a acolher todas as escolas que queiram integrar o projecto.
Ana Sofia Godinho, do município de Óbidos, ficará com a coordenação nacional desta entidade, apoiando todo o processo de implementação em Famalicão, em articulação com a MyMachine Global Foundation, que tem sede na Bélgica.
O MyMachine surgiu em Kortrijk (Bélgica), através da Universidade de Howest e está presente também na França, Eslovénia, Eslováquia, África do Sul e na cidade de Oklahoma (Estados Unidos).
O projecto consiste em pensar máquinas para resolver problemas, recorrendo à criatividade das crianças e à sua forma simples de encarar o mundo, juntando-lhe depois o conhecimento e a capacidade tecnológica de instituições de ensino superior e empresas de base tecnológica.