“Na Suíça as regras são rigorosas e se não forem cumpridas são também rigorosas as suas punições”

1
976
- publicidade -

AntonioFortesSuicaAntónio Fortes

Idade: 21 anos
Caldas da Rainha
Ecublens – Suíça
Motorista e distribuidor de mercadorias
Percurso escolar: Escola do Bairro dos Arneiros (1º ciclo), EBI de Sto.Onofre (2º ciclo), Colégio Rainha D. Leonor (3º ciclo) e Escola Secundária Raul Proença (3º ciclo)

Do que mais gosta no país onde vive?
Da qualidade de vida que nos permite ter e também a forma como funciona o país. A Suíça é um país de “pensadores” – tudo é pensado em função de alguma coisa, as regras são rigorosas e se não forem cumpridas são também rigorosas as suas punições. Também é um país que se auto sustenta, daí não precisar de aderir à União Europeia. Tem uma economia muito, mas muito forte.
O que menos aprecia?
A inveja. Muitos dos emigrantes não procuram apenas uma vida melhor, procuram ter uma vida melhor que os outros e isso nota-se principalmente e infelizmente nos portugueses. Muitos são invejosos.
De que é que tem mais saudades de Portugal?
Da minha família, sem dúvida. Dos amigos, das belas praias e claro do maravilhoso mar!

- publicidade -

A sua vida vai continuar por aí?
Estava cá há dois meses e decidi logo que já não queria voltar. A Suíça é outro mundo, muito diferente de Portugal. Encontrei também uma pessoa maravilhosa com quem partilho a minha vida neste momento (namorada) e já não quero mais sair daqui. Para todos aqueles que tiverem oportunidade de emigrar para a Suíça (falo da Suíça pois não conheço os outros países) façam-no, não pensem duas vezes.

“A vida é mais cara do que em Portugal, mas os ordenados também são maiores”

O país é outro, mas a rotina é igual: levantar para ir trabalhar, dar o melhor no trabalho, regressar a casa e aproveitar o máximo de tempo com a pessoa que mais amo e que me dá todo o apoio em todas as etapas e a quem agradeço por tudo, que é a minha namorada. O clima é fantástico. No Inverno temos bastante neve o que nem sempre é bom para trabalhar, mas que deslumbra a vista e cria paisagens lindas. No verão temos bom tempo que podemos aproveitar para ir passear, piscinas, ou fazer “praia” no lago. A vida é mais cara que em Portugal, mas os ordenados também são maiores. Quanto a culturas há sempre racistas, mas na maior parte, todos nos damos bem e conheço bastantes pessoas com as quais me dou bem, oriundos de várias partes do mundo.

António José Oliveira Fortes

- publicidade -

1 COMENTÁRIO

  1. Boa tarde,
    Não se iludem com a Suíça, está cada vez mais difícil de arranjar trabalho. Para quem já lá está á muitos anos ainda se vai indo, mas quem acaba de chegar não é nada fácil, é preciso ter ajuda de alguém que já lá esteja ou que já tenha um contrato de trabalho antes de sair do seu pais natal.
    Por causa da votação de fevereiro de 2014, muitos imigrantes estão a ser espulços da Suíça, trabalho como sindicalista ( trabalho no maior sindicato da Suíça ) e sei o que digo e já tenho 24 anos de Suíça, fiz lá escola e aprendizagem e nunca tinha visto tanta gente a entrar na Suíça, dai um dos partidos de direita quiz para com a “imigração massiva” com a votação que tristemente passou o ano passado.

    É verdade, a Suíça é um pais lindo que me acolheu e considero como meu pais de adoção e também de lá não penso sair.

    Se quiserem mais informações estou ao vosso dispor, pois estou de férias nas Caldas visto que a minha mulher é desta linda cidade.

    Cumprimentos

    João Bernardo