“Don’t leave me here” (“não me deixes aqui”) é como se designa o projecto do casal caldense Rodrigo Franco e Sara Pires e que pode ser consultado no site dontleavemehere.com. É Rodrigo quem pede para não o deixarem em Portugal, pois deseja mudar-se para o Dubai, onde Sara conseguiu um trabalho como hospedeira de bordo na companhia aérea Emirates. A jovem já partiu no dia 2 de Setembro, mas Rodrigo não apanhou o avião.
Como ajudá-lo? Ao contrário das campanhas de crowdfunding (que procuram financiamento), este projecto assemelha-se a uma espécie de crowdsourcing, isto é, não são pedidos euros, mas sim contactos que possam ajudar Rodrigo Franco a encontrar um emprego no Dubai.
É possível partilhar o projecto (já foram feitas mais de 7000 partilhas), fazer um tweet, usar hashtags nas redes sociais, dar uma referência, solicitar uma entrevista ou… bingo! Contratar Rodrigo. O jovem designer que estudou na ESAD disponibiliza ainda no site o seu currículo e um portfólio online do seu trabalho (www.derstand.co/).
Rodrigo Franco trabalha há três anos em agências de design para clientes como as empresas Bayer Pharmaceuticals, Baxter Portugal, NOS e instituições públicas portuguesas, como a Inspecção Geral das Finanças e o Ministério da Saúde.
“Don’t leave me here” foi criado no dia 13 de Agosto e a ideia surgiu porque “quando começámos a falar dos nossos planos a conhecidos, ouvíamos sempre alguém dizer que conhecia uma pessoa no Dubai e que podia tentar saber mais alguma coisa. E também porque passava mais de um mês em que o Rodrigo não obtinha respostas das candidaturas de emprego que tinha enviado para lá”, explica Sara Pires.
A caldense revelou que têm recebido muitos contactos, mas apenas dois resultaram numa oportunidade de recrutamento para Rodrigo, que actualmente está à espera de saber se passou à segunda fase de entrevista num deles.
O namoro destes dois jovens dura há três anos e quer continuar por muitos mais a seis mil quilómetros de Portugal.