Nas Caldas esta tradição começou no bar Crocodilo nos anos 90

0
1112
- publicidade -
Imagem de uma das primeiras festas de Halloween nas Caldas

Na década de 90 do século passado não era costume celebrar-se o Halloween, mas os proprietários do bar Crocodilo, que tinham sido emigrantes no Canadá, decidiram fazer uma festa alusiva ao tema e a moda acabou por pegar.
O bar, que ficava junto à rotunda da Fonte Luminosa, abriu as suas portas em 1996 e logo nesse ano organizaram a primeira festa na noite de 31 de Outubro para 1 de Novembro.
Segundo uma das proprietárias, Maria Clara Sousa, no primeiro ano a adesão não foi muito grande, mas em 1997 já houve muitos mascarados. “Trouxemos essa tradição lá de fora e ao princípio não houve muito interesse, mas no ano a seguir é que houve muita adesão”, contou.
Num dos anos fizeram uma instalação com um caixão e uma procissão dos mortos até a um outro bar, nas Gaeiras – a Casa da Música. Nessa altura, o pólo da UAL tinha centenas de estudantes e as noites durante a semana era bem mais animadas nas Caldas.“Passou a ser moda em Portugal celebrar-se o Halloween, mas acredito que nós também tenhamos tido influência para que outros festejassem esta data nas Caldas”, considera Maria Clara Sousa.
O Crocodilo foi uma grande novidade nas Caldas nos anos 90, com um aspecto muito moderno na altura, com mesas de snooker, várias televisões e comida rápida.

P.A.

- publicidade -