Natal das Caldas da Rainha tem este ano uma tenda, dois mercados, um carrossel parisiense, comboio diurno e noturno e sete casinhas espalhadas pela cidade, além da árvore de Natal gigante
É já no dia 16 de novembro que começa a animação de Natal das Caldas da Rainha, que este ano promete um programa mais completo e, sobretudo, mais espalhado pela cidade, o que levará a que os visitantes possam circular mais pela urbe. A União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório volta a dar colorido e animação ao Parque D. Carlos I, mas com um programa reduzido.
Tal como Gazeta das Caldas antecipou na edição da semana passada, as festividades vão ter início a 16 de novembro, pelas 21 horas, com um concerto de Rui Veloso, durante o qual será inaugurada a árvore gigante que vai decorar a Praça 25 de Abril. Será uma árvore de 31 metros, com um tema tradicional, ou seja, que recriará o pinheiro com os enfeites coloridos.
As iluminações, que este ano têm como tema as estrelas e também serão ligadas nesse mesmo dia, vão enfeitar 48 artérias da cidade, cinco locais isolados (o Largo Frederico Pinto Basto, o Largo Rainha D. Leonor, que também é o local escolhido para a exibição do presépio, a Praça 5 de Outubro, o Largo Dr. José Barbosa e a Praça da República) e ainda seis edifícios (o Hospital Termal, o Mercado do Peixe, o edifício sede da ACCCRO, o CCC, os Paços do Concelho e os Campanários da Igreja de Nossa Senhora da Conceição).
A iluminação de Natal, com um total de 3,75 milhões de LED’s, ficou a cargo da ACCCRO e tem este ano um custo de 150 mil euros, dos quais 129 mil euros são financiados pelo município caldense.
Luís Gomes, presidente da associação empresarial, espera uma nova enchente, que bata os cerca de 25 mil espectadores estimados no concerto do ano passado. “É um dia importante para a nossa hotelaria, comércio e restauração”, afirmou, lembrando que o grande objetivo do programa é criar atratividade na cidade para potenciar as vendas do comércio local.
Nesse sentido, os comerciantes voltaram a aderir à iniciativa Caldas Fora de Horas. As lojas estarão, desta forma, abertas em horário alargado até às 22h30 no dia da inauguração das iluminações, mas também nos dias 6 e 7, 13 e 14 e de 20 a 23 de dezembro. Haverá também o concurso de montras e uma das novidades deste ano é que os próprios comerciantes irão decorar os espaços exteriores das lojas.
Este ano, o gabinete de eventos do município abraçou a organização de toda a componente da animação de Natal. Vítor Marques, presidente da Câmara, salientou que as iniciativas estarão “dispersas por vários pontos da cidade, para dar cor e vida a vários locais e para que as pessoas possam circular e usufruir da cidade”.
Entre os pontos mais importantes estará uma tenda de 30 por oito metros, localizada na Rua Leão Azedo, que será palco para diversas atividades, como pinturas, leitura de contos, oficinas e espetáculos de grupos, que irão também alargar-se para o espaço da gare rodoviária. Estas atividades decorrem também nas casinhas de Natal que vão estar dispersas em sete pontos da cidade.
Para as famílias, de 5 de dezembro a 6 de janeiro haverá um carrossel parisiense na Praça 5 de Outubro, e será gratuito. O comboio de Natal vai circular de 7 a 24 de dezembro, em períodos das 15h00 às 20h00 e das 21h00 às 23h00, com custo de 1,50 euros a partir dos 13 anos.
De 6 a 8 de dezembro, o Caldas Food Festival vai encher a Avenida 1º de Maio com os aromas da comida de rua e a 6 e 7 haverá também mais uma edição do Bazar à Noite especial de Natal, nas garagens do Montepio.
Tal como nos dois últimos anos, o Parque D. Carlos I será um dos pontos da animação de Natal, num espaço cuja responsabilidade é da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório. No entanto, esta parte será redimensionada. No Parque haverá uma árvore de Natal no lago, e o coreto também terá decoração. O Céu de Vidro vai acolher a Casa do Pai Natal, a partir de 30 de novembro. A Parada da Chegada do Pai Natal será no dia 8 de dezembro. Até 14 de dezembro, o Pai Natal vai receber as crianças ao fim de semana, e também estará presente às sextas-feiras para as escolas. A partir do dia 14 de dezembro estará lá todos os dias. Este será mais um ponto de animação.
Ainda no Parque, vai decorrer um Mercado de Natal na Casa dos Barcos, a partir de 30 de novembro. Há ainda um Mercado de Natal de 28 de novembro a 23 de dezembro na Capela de S. Sebastião.
A Câmara investe cerca de 310 mil euros no programa de Natal, iluminações incluídas, aos quais se deverá acrescentar mais cerca de 30 mil euros da união de freguesias.
Do programa de Natal constam também o concurso de presépios dos Vidais, a campanha Desembrulhar Sorrisos, da Ordem do Trevo, no dia 21 de dezembro e a passagem de ano na Expoeste com Spice Boys, Quinta do Bill e Bad Monkeyz.
No dia 6 de janeiro, o programa encerra com o tradicional concerto das Janeiras com Rancho Reguengo da Parada, que este ano será na tenda da Rua Leão Azedo. ■