No dia do combatente

0
64
Cerimónia teve lugar a 9 de abril, na Batalha

Realizou-se no dia 9 de abril, na Batalha, a cerimónia do dia do combatente, onde o Núcleo das Caldas da Rainha esteve representado. A cerimónia foi presidida por sua Exª o Presidente da República, Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.
Foi uma cerimónia restrita, em virtude dos condicionamentos inerentes à situação pandémica, mas com grande carga emotiva, simbolismo e vivida com grande nostalgia por todos aqueles que nela participaram. À memória dos combatentes emergem todas as vivências, episódios, a camaradagem, amizades criadas, relativas ao período em que cumpriram a sua missão em terras africanas ou outras, no cumprimento das suas obrigações militares.
Do programa constou:
• Cerimónia religiosa, com transmissão on-line, celebrada por sua Exª Reverendíssima Bispo das Forças Armadas e da Segurança D. Rui Valério, por todos os combatentes e em memória por todos aqueles que tombaram ao serviço da “Pátria”;
• Cerimónia militar, onde foi condecorado o Estandarte Nacional da Liga dos Combatentes com a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, a mais elevada ordem honorífica de Portugal, em reconhecimento pelos méritos excecionalmente distintos, prestados pela Liga dos Combatentes;
• Colocação de uma coroa de flores no túmulo do Soldado Desconhecido, na Sala do Capítulo do Mosteiro da Batalha, por Sua Exª o Presidente da República;
• Inauguração por Sua Exª o Presidente da República do Memorial aos Combatentes Batalhenses, Homenagem aos Combatentes da Guiné, Angola, Moçambique e Operações de Paz.
Foi uma manhã plena de emoções, onde mais uma vez ficou demonstrado, nesta singela Homenagem, que os nossos Combatentes nunca serão esquecidos, fazem parte da História de Portugal.
Após tão ilustre condecoração, à Liga fica o desafio de estar á altura e continuar o trabalho de excelência em prol dos combatentes. Cientes que nos próximos anos novos desafios surgirão, a Liga dos Combatentes e o Núcleo das Caldas da Rainha continuarão a sua missão, desenvolvendo o seu trabalho e efetuando apoio personalizado aos sócios e familiares.
“Viva a Liga dos Combatentes”
“VIVA PORTUGAL”. ■

A Direção do Núcleo das Caldas da Rainha da Liga dos Combatentes