Quase três anos depois do início, foram dadas como terminadas, a 4 de dezembro, as obras de remodelação e ampliação da Urgência
Já estão concluídas as obras de remodelação e ampliação da Urgência Geral e Pediátrica da Unidade de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste (CHO). estão agora a ser efetuadas intervenções de limpeza e colocação de equipamentos necessários para que possa funcionar em pleno.
A empreitada, iniciada em janeiro de 2018 e concluída no início deste mês, compreendeu a criação de uma segunda Sala de Observação com capacidade para 20 camas, assim como um espaço complementar para 12 cadeirões, para evitar que os doentes permaneçam nos corredores. A sala de espera da Urgência de adultos também sofreu um alargamento.
No que respeita à Urgência Pediátrica, o espaço anteriormente existente foi ampliado, passando a Sala de Observação a ter capacidade para seis camas. Foi também criada uma sala de espera e um balcão de admissão de doentes, unicamente destinados a utentes em idade pediátrica, respondeu o conselho de administração à Gazeta das Caldas.
O objetivo foi o de “melhorar a qualidade do acolhimento, do conforto e do atendimento aos doentes, assim como melhorar os fluxos de trabalho de todos os profissionais que ali desempenham funções”. No entanto, a execução da empreitada, a cargo da empresa caldense Construções CLHD, Lda, esteve sujeita a alterações, que provocaram um atraso significativo na sua conclusão da mesma, nomeadamente a suspensão da empreitada devido à pandemia, em março de 2020.
“A suspensão era inevitável para evitar constrangimentos graves no funcionamento do Serviço de Urgência, um dos mais afetados pela situação pandémica, bem como houve a preocupação de proteger os profissionais da empresa de construção do risco de contágio”, justifica o conselho de administração.
A obra, no valor total de 2 milhões de euros, teve uma comparticipação comunitária próxima dos 1,8 milhões de euros. Foi ainda investido cerca de meio milhão de euros em aquisição de equipamento informático e equipamento básico. ■