Novos projectos para Óbidos em consulta pública à população

0
582
Duas imagens em 3D que mostram a Praça da Criatividade e a zona do Aqueduto

Encontram-se em consulta pública, até 4 de Janeiro de 2012, o projecto da Praça da Criatividade (junto aos antigos Bombeiros de Óbidos) e o projecto de Arranjos Exteriores da Zona Envolvente ao Loteamento Vinha das Portas da Vila e ao Aqueduto da Usseira. Durante este período todos os interessados poderão formular sugestões e apresentar informações sobre quaisquer questões que possam ser consideradas no âmbito da elaboração destes projectos.
Os documentos estão disponíveis para consulta no Serviço de Planeamento e Reabilitação Urbana, no Complexo Logístico Municipal, Estrada da Arregaça, n.º 8, Pinhal, Óbidos, e no sítio da Câmara Municipal de Óbidos em www.cm-obidos.pt.

Os cidadãos interessados dispõem do prazo de 15 dias para formalizar a sua participação, devendo esta ser endereçada por escrito e entregue na secretaria da Câmara de Óbidos, remetidas por correio, ou por correio electrónico para geral@cm-obidos.pt.O projecto urbano da Praça da Criatividade pretende requalificar a entrada norte da vila, numa área de intervenção superior a 18 mil metros quadrados, compreendendo o espaço onde estão localizados o armazém da EPAC, as antigas oficinas da Câmara, um posto de combustível e o quartel dos Bombeiros.
De acordo com a memória descritiva do projecto, esta intervenção visa dotar aquela área “esquecida da vila de equipamentos que permitam a sua ocupação e fruição”.
Será feita a reabilitação do edifício dos Armazéns da EPAC, agora denominados “Armazém das Ideias”, através de uma intervenção ligeira que “garanta as necessárias infra-estruturas à sua utilização como espaço de eventos”.
As alterações situam-se basicamente na reconstrução da cobertura, na renovação dos vãos que já existiam, no tratamento dos pavimentos e remodelação das infra-estruturas eléctricas, das águas e esgotos.
Será construída, no antigo quartel dos bombeiros e bomba de gasolina, a “Creative Box”, que irá servir como apoio ao “cluster” criativo de Óbidos, sendo utilizado como espaço de incubação de empresas e exposição de produtos e trabalhos.
O sistema de arranjos exteriores vai permitir que a Estada Nacional 114, deixe de ser “apenas” uma via, passando a ser uma rua. Para isso irá contribuir a re-pavimentação da via, de forma a limitar a velocidade.
É também criada uma marcação volumétrica com canteiros sobrelevados para individualizar a área exclusivamente pedonal.
Dos elementos já existentes será mantido o elemento escultórico Mão, da autoria de José Aurélio. A ligação à praça alta, situada numa cota superior, é feita através de uma escadaria entre os novos edifícios e o muro de suporte que confina com a parcela vizinha.
Esta intervenção, com um custo estimado em 1,5 milhões de euros, insere-se no programa de acção “Rede de Economias da Criatividade”, uma rede urbana composta por seis municípios, entre eles Óbidos, uma fundação e várias entidades.
O projecto de Arranjos Exteriores da Zona Envolvente ao Loteamento Vinha das Portas da Vila e ao Aqueduto da Usseira ocupa uma área de intervenção 2,294 mil metros quadrados. De acordo com a memória descritiva, a área de intervenção é delimitada a poente por um quarteirão (quase totalmente devoluto), que originalmente teve uso de habitação, comércio, produção, armazenamento, o edifício do Posto de Informação
Turística e diversos pátios com pequenos jardins e pomares. A nascente o limite é definido pela antiga Estrada Nacional 8, a norte pelo Largo Prof. Mário Moreira (Largo da porta da Vila) e a Sul pelo Parque de Estacionamento.
As soluções propostas para o espaço passam por um “desenho de conjunto para o quarteirão”. Será feiro um desaterro da área envolvente ao aqueduto no troço confinante com o largo Professor Mário Moreira e proposto um sistema de acessos constituído por rampa e escadas.
O largo deixará de ter veículos estacionados e terá canteiros, plantados com espécies vegetais relacionadas com a obra pictórica de Josefa d´Óbidos e Baltazar Gomes Figueira.
Na zona que liga à EN8 o projecto prevê a criação de melhoria de  condições de circulação para pessoas com mobilidade reduzida, através da definição de um acesso pedonal.
A sul o espaço será reorganizado, com a criação de estacionamento, passeio e áreas verdes. Serão privilegiados os acessos pedonais, no entanto será possível a passagem de veículos automóveis para cargas e descargas.