As propostas e a visão para o termalismo na região Oeste e Distrito de Leiria vão estar hoje em debate no Hospital Termal, numa conferência organizada conjuntamente pela Gazeta das Caldas e Região de Leiria. Diversos oradores irão abordar esta temática numa altura em que no distrito reabriram o Hospital Termal das Caldas e as termas da Piedade (em Alcobaça) e que o Estado volta a comparticipar os tratamentos termais. Também a construção de um hotel de cinco estrelas nos Pavilhões do Parque, bem como as obras de requalificação nas termas caldenses, abre novas perspectivas ao regresso do termalismo no Oeste.
Um circuito turístico, com visita às piscinas e com elementos cénicos sobre termalismo no rés-do-chão e primeiro andar do Hospital Termal é uma das iniciativas que a Câmara das Caldas pretende lançar no próximo ano. Será também lançado o concurso para a reabilitação da ala sul do primeiro andar do Hospital Termal para tratamentos músculo-esqueléticos. Será em breve possível fazer tratamentos de hidromassagem, banho de imersão, duches (jacto circular e pedidaix), bertholaix e massagens. Esta intervenção terá um investimento de 450 mil euros no próximo ano.
Está prevista a criação de um SPA para o rés-do-chão do Balneário Novo e a concentração da Medicina de Reabilitação no segundo andar do Hospital Termal.
Está ainda em estudo a construção de um novo pavilhão termal, cuja localização ainda não está definida, mas que poderá ter lugar na zona actualmente utilizada para colocação dos resíduos da Mata e Parque. Trata-se de um local próximo das perfurações de água termal e num local com ligação directa ao Bairro João de Deus.
Estas são algumas das novidades previstas para o termalismo caldense que a Gazeta das Caldas apurou junto dos responsáveis autárquicos e que serão discutidos hoje (6 de Dezembro), à tarde, na conferência “O regresso do termalismo ao Oeste e ao distrito de Leiria”, que decorrerá no Hospital Termal. O evento, organizado pela Gazeta das Caldas e pelo Região de Leiria, tem lugar numa altura em que no distrito reabriram o Hospital Termal das Caldas e as termas da Piedade, em Alcobaça. O retorno da comparticipação do Estado aos tratamentos termais e a construção de um hotel de cinco estrelas nos Pavilhões do Parque também abrem novas perspectivas ao regresso do termalismo no Oeste. Igualmente a próxima reabertura das Termas de Monte Real poderão acrescentar valor à região neste domínio.
A conferência contará com a participação do presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, e do director do jornal Região de Leiria, Francisco Rebelo dos Santos, na sessão de abertura. Como oradores estarão Adriano Barreto Ramos, coordenador das Termas Centro, Hugo Oliveira, deputado e vice-presidente das Termas de Portugal, António Santos Silva, coordenador clínico do Hospital Termal, e Hugo Gaspar, administrador das Termas da Piedade. O encerramento estará a cargo do director da Gazeta das Caldas, José Luiz de Almeida Silva. A entrada é livre, concluindo-se a sessão com uma visita às instalações do Hospital Termal, nomeadamente ao Balneário Novo onde as inalações termais já funcionam há quase seis meses.
A assistir ao evento estarão, entre outros, como observadores especiais e futuros profissionais do sector, os alunos do curso de Termalismo da ETEO e de Gestão de Turismo da EHTO.