Parada percorreu as ruas do centro da cidade e concluiu com a atuação de grupos de dança caldenses
O Pai Natal chegou no passado domingo às Caldas da Rainha e, a partir de agora, vai estar na casa que lhe é destinada no Céu de Vidro para receber os pedidos de miúdos, mas também de graúdos.
Foi uma manhã de festa, apesar das temperaturas terem caído em relação ao que tem sido este início de dezembro na região. Ainda antes das 10h30 já os vários grupos de crianças do Grupo de Dança de São Gregório, do Hip Hop dos Pimpões e dos Superflash, do Arneirense, se agrupavam junto à árvore de Natal gigante da Praça 25 de Abril.
A eles juntaram-se, depois, o grupo de bombos e os alunos do curso de técnico animador sociocultural da Escola Técnica e Empresarial do Oeste para dar início ao desfile que levou música e animação pelas ruas do centro da cidade. O cortejo, de mais de 150 crianças e muitos pais a acompanhar, rumou à Praça 5 de Outubro, desceu ao Hospital Termal, onde ficou durante alguns minutos, para voltar à Praça 25 de Abril passando pela Praça da Fruta e pelas ruas das Montras e Miguel Bombarda. Aí, a comitiva tinha à espera a Bandinha Amigos da Música, que se juntou à festa entoando músicas de Natal.
Por onde ia passando, o desfile atraía a atenção dos moradores, comerciantes e das pessoas que passavam nas ruas, que filmavam e tiravam fotografias.
Foi de volta à Praça 25 de Abril que o desfile se encontrou com o Pai Natal, que chegou a bordo de uma réplica de um automóvel antigo. O desfile terminou junto ao recinto do Food Festival, com a atuação dos grupos de dança, que realizaram coreografias ao som das músicas de Natal, enquanto os Superflash apresentaram uma das suas icónicas representações do filme Mary Poppins.
“A manhã foi fantástica, com tanta gente, com tantos grupos das Caldas da Rainha, com tantos jovens, que o nosso coração está muito cheio de tudo o que vocês nos dão todos os dias”, disse no final da parada o presidente da Câmara, Vítor Marques.
“É muito bom ter uma cidade assim, com tantos jovens, com tantas associações, e também hoje com tantos visitantes na nossa cidade. É assim todo o ano, mas esta altura de Natal é muito especial”, acrescentou.
O autarca aproveitou ainda a ocasião para lembrar os visitantes “que têm que fazer umas comprinhas, aproveitem e façam no nosso comércio, que o nosso comércio é único”.
Mas a estrela do dia era o Pai Natal, que deixou uma mensagem até mais dirigida aos adultos do que às crianças.
“O Pai Natal não é só das crianças, o Pai Natal também é para os adultos. Chegou a altura de os adultos libertarem a criança que têm dentro deles, para que o Natal seja mais feliz, juntamente com as crianças”, disse, desejando “um Natal com paz, amor e fraternidade”. “Sejam unidos, deem as mãos e não se esqueçam do sorriso, que é a melhor cura”, concluiu.
A partir desta sexta-feira e até 30 de dezembro, o Pai Natal estará todos os dias a receber as crianças na sua casa no Céu de Vidro, no Parque D. Carlos I, exceto no dia de Natal, que por motivos óbvios é dia de descanso.
Na semana passada e este fim de semana o Natal Encantado das Caldas da Rainha já passou igualmente a contar com o Carrossel Parisiense, que arrancou atividade no dia 5, e também o comboio de Natal já está a circular desde sábado, mostrando pelas ruas da cidade as decorações e as iluminações de Natal, incluindo com rondas noturnas, até às 23 horas.
No próximo fim de semana realiza-se o Mercadinho de Natal e as animações entram nos seus pontos mais altos, com a entrada do período das férias escolares. Recorde-se que o programa do Natal Encantado das Caldas da Rainha decorre até 6 de janeiro e incluiu festas de passagem de ano na Expoeste e na Foz do Arelho. ■