O que aprendeste na escola sobre o 25 de Abril?

0
800
Mariana Freitas, estudante do 8º ano (Vale de Maceira)

Este ano ainda não falámos sobre a revolução do 25 de Abril nas aulas, mas lembro-me de ter falado em anos anteriores. O que retive mais foi da parte dos cravos, que simboliza ter sido uma revolução não violenta. E também que essa revolução serviu para terminar com o governo da altura. Portugal vivia numa ditadura e passou a viver em liberdade.

Thomas Milroy, estudante do 10º ano (Caldas da Rainha)

Aprendi que foi uma revolução que já tinha sido tentada várias vezes, até nas Caldas, no 16 de Março. Foi iniciada pelos militares contra o regime de Salazar e devido à falta de liberdade em Portugal. Também foi por causa da guerra colonial porque os militares não queriam ir para essa guerra porque achavam que não estavam a lutar por uma causa justa. Então deram início à revolução, o regime foi deitado abaixo e regressamos à democracia.

Beatriz Gonçalves, estudante do 11º ano (Seixal)

Foi a data da revolução que pôs fim à ditadura em que Portugal se encontrava há mais de 40 anos. Lembro-me que aprendemos os nomes dos capitães, mas agora só me recordo do Salgueiro Maia. Também falámos na escola sobre o modo de vida das pessoas na altura da ditadura. Havia a censura, as pessoas viviam com medo, não havia liberdade de expressão… Os portugueses eram muito pobres, apesar de os cofres do Estado estarem cheios. Havia a Pide que controlava as pessoas. E também havia a guerra colonial. O 25 de Abril pôs fim a tudo isso.