Este ano ainda não falámos sobre a revolução do 25 de Abril nas aulas, mas lembro-me de ter falado em anos anteriores. O que retive mais foi da parte dos cravos, que simboliza ter sido uma revolução não violenta. E também que essa revolução serviu para terminar com o governo da altura. Portugal vivia numa ditadura e passou a viver em liberdade.
Aprendi que foi uma revolução que já tinha sido tentada várias vezes, até nas Caldas, no 16 de Março. Foi iniciada pelos militares contra o regime de Salazar e devido à falta de liberdade em Portugal. Também foi por causa da guerra colonial porque os militares não queriam ir para essa guerra porque achavam que não estavam a lutar por uma causa justa. Então deram início à revolução, o regime foi deitado abaixo e regressamos à democracia.
Foi a data da revolução que pôs fim à ditadura em que Portugal se encontrava há mais de 40 anos. Lembro-me que aprendemos os nomes dos capitães, mas agora só me recordo do Salgueiro Maia. Também falámos na escola sobre o modo de vida das pessoas na altura da ditadura. Havia a censura, as pessoas viviam com medo, não havia liberdade de expressão… Os portugueses eram muito pobres, apesar de os cofres do Estado estarem cheios. Havia a Pide que controlava as pessoas. E também havia a guerra colonial. O 25 de Abril pôs fim a tudo isso.