Obidense vai representar Portugal no World Cosplay Summit no Japão

0
725
Dupla vai representar Portugal em Nagoya num dos maiores eventos de cosplay do mundo
- publicidade -

Eva Duarte venceu a prova nacional e vai participar numa das maiores competições de cosplay a nível mundial, em Nagoya, durante o mês de agosto

A obidense Eva Duarte, ou Miss Bakemono, como é conhecida, vai representar Portugal no World Cosplay Summit, que vai decorrer em Nagoya, no Japão, durante uma semana do mês de agosto. Esta é uma das maiores competições mundiais de cosplay, no país que é considerado a “Meca” desta atividade. Vão concorrer 84 participantes de 42 países.

Mas afinal, o que é isto do cosplay? “Não é só pessoal choné, vestido de bonecos, ultrapassa isso, é uma área de expressão artística em expansão”, conta esta obidense que venceu a final nacional do Iberanime, com a sua amiga, Glin, de Braga. A vitória a nível nacional deu-lhes o passaporte para a final mundial, no Japão, com viagens e alojamento pago, mas também com um programa turístico, para conhecerem o território, dado que o país do sol nascente encara o evento como uma oportunidade de promoção turística.

- publicidade -

Vão apresentar personagens nas quais se revêem. Glin, que é ligada ao mundo das princesas, será a Saylor Moon, das Navegantes da Lua, enquanto Eva, que gosta do lado dos vilões e de personagens com grande densidade psicológica, será a Queen Nehelenia. “Há quem diga que são duas versões do mesmo arquétipo”, conta. A escolha prende-se também com o facto de esta ser uma personagem de uma manga (BD japonesa). “O criador inspirou-se em coleções de alta costura para os fatos das personagens”, conta.

Então, decidiram pesquisar essas bases e incorporar outros elementos, como brilhos e plissados.

Mais de uma década de cosplay
Eva Duarte nasceu em Lisboa, mas considera-se obidense, dado que reside há mais de 30 anos em Óbidos. Esta psicóloga clínica e sexóloga clínica, trabalha nas Caldas, onde tem o seu gabinete, na Rua Heróis da Grande Guerra, mas também em Lisboa, onde dá aulas no ISPA.

O cosplay na sua vida surgiu há 11 anos, em 2014, quando foi ao seu primeiro evento de cultura pop, o Iberanime. Seis meses depois estava ela a fazer o seu fato para concorrer na primeira competição, em Lisboa.

Eva explica-nos que esta “é uma forma de expressão artística” e também uma forma de “prestar tributo às personagens”. Mas, mais do que isso, tem um peso social relevante, dado que junta pessoas. “Fiz muitos amigos, entre os quais a Glin, que vive em Braga” e com quem vai ao Japão.

A Eva, que sempre gostou de artes performativas, fascina-a a construção dos fatos, que envolve várias artes e ofícios, como a costura, o bordado, a joalharia ou a maquilhagem, mas também a atrai a fase de apresentação, o momento performativo em palco.

Realçando o nível competitivo que espera encontrar no Japão, a Miss Bakemono afirma que as expectativas passam por “representar bem Portugal, divertirmo-nos e aproveitar esta experiência única”. Depois de uma semana em Nagoya vai aproveitar, a título pessoal, para explorar Tóquio. As atuações são transmitidas em direto no canal de Youtube do evento, no dia 3 de agosto.

Ao longo destes anos, Eva já participou em mais de 35 concursos de cosplay em Portugal e Espanha. “Esta é, sem dúvida, a grande viagem”, resume, esclarecendo que investiu muitas horas na conceção do fato.

Nas Caldas existem mais cosplayers que participam em competições e, no Caldas Late Night, houve um espaço dedicado à cultura pop que incluía cosplay.

 

- publicidade -