Óbidos assinala efeméride com oficina de cinema

0
360

No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Juventude, irá decorrer na vila Óbidos, no final deste mês, uma oficina gratuita de cinema e representação “PLOSATI”, dinamizada pela actriz e encenadora Jéssica Lopes e o realizador e editor André Pereira.
As sessões, que se vão debruçar sobretudo sobre a Sétima Arte e a representação, vão decorrer por via on-line, entre os dias 24 e 28 de Agosto, das 10h00 às 12h00.
Para o último dia de actividades está prevista uma apresentação em directo na página de Facebook do Óbidos Jovem, na qual será exposto o resultado da oficina.
De acordo com os dinamizadores do projecto, durante esta iniciativa de cariz cultural os participantes irão refletir sobre o “facto de muitas vezes não nos lembrarmos do esforço que existe por trás da criação de um filme”.
“Desde a pré-produção à montagem e edição, passando pelo argumento, a direção de atores, a imagem, o som ou até o esforço para conseguir seguir até ao fim aquele plano específico”, sublinha a organização daquela oficina de cinema, que integra, ainda, a programação da “Agosto + Ativo” do Município de Óbidos.
Os dois jovens responsáveis pela oficina, Jéssica Lopes e André Pereira, pretendem partilhar experiências e conhecer histórias que se vão conectar entre si durante os trabalhos.
Acima de tudo, pretendem que “este seja um espaço onde cada participante poderá explorar e experimentar o processo criativo de contar uma história através da imagem – desde a ideia à concretização”, dizem os promotores, acrescentando que ao longo de uma semana os participantes terão, deste modo, a possibilidade de criar e contar uma narrativa através do filme.
As inscrições para esta oficina do cinema encontram-se ainda abertas aos interessados, mediante o preenchimento do formulário, disponibilizado na página de Facebook do Óbidos Jovem.