Óbidos Criativa aposta em novos eventos e na descentralização pelo concelho

0
597
O presidente da Câmara Filipe Daniel, e da Óbidos Criativa, Ricardo Duque, estão apostados em lançar um novo evento em setembro deste ano
- publicidade -

Um novo evento deverá ser criado para decorrer em setembro, juntando-se aos que já decorrem por todo o ano, de modo a combater a sazonalidade na vila

Reiventar os eventos existentes, criar novos e continuar a surpreender quem visita Óbidos. Passa por estes objetivos a estratégia da nova administração da empresa municipal Óbidos Criativa, que entrou em funções no início deste ano. Está previsto o lançamento de três novos eventos, um ligado às tecnologias, outro de âmbito desportivo e um terceiro sobre tecnologias de inovação ligadas à parte agronómica no território, que tem uma forte componente agrícola. Destes projetos, um deles, cuja decisão ainda não está fechada, será concretizado já este ano, na primeira quinzena de setembro.
“A estratégia passa por quebrar a sazonalidade, com uma constante dinâmica cultural e de eventos que faça as pessoas escolher sempre Óbidos em qualquer época do ano”, explicou o presidente da Câmara, Filipe Daniel. A empresa municipal tem ainda por objetivo ser um estímulo de desenvolvimento económico para os privados. O autarca destaca mesmo que muitos dos empresários de Óbidos continuam com as suas portas abertas porque “houve um estímulo e trabalho conjunto”, por parte da empresa municipal, através da dinamização de iniciativas.
Até agora os eventos têm decorrido dentro da vila, mas a administração pretende projetá-los para além das muralhas, com iniciativas a acontecer também em várias localidades do concelho e envolvendo a comunidade.
Neste mandato, a administração da Óbidos Criativa assume como prioridade fazer um “rebranding” (redefinir e atualizar a identidade da marca) dos eventos, para que sejam “diferenciadores” neste período pós pandemia.
Ricardo Duque, presidente do Conselho de Administração da empresa municipal, considera que o Festival do Chocolate, Mercado Medieval, Folio ou Óbidos Vila Natal são fatores de atração turística ao concelho, com importância também do ponto de vista económico na restauração, hotelaria e serviços.
“Estes grandes eventos têm atraído massas e, agora, queremos, de alguma forma, profissionalizá-los e trabalhar para públicos especializados”, disse o dirigente, dando o exemplo do Festival do Chocolate, que este ano terá a curadoria de um chef pasteleiro.
“A Obidos Criativa é especializada na conceção e execução do evento, mas nós temos esta consciência de que para crescermos e consolidarmos a nossa estratégia teremos de ter ao nosso lado as melhores pessoas de determinada área”, sintetizou o responsável, acrescentando que, tal como também já acontece no Folio, irá acontecer nos outros eventos. Já em abril irá voltar o festival Latitudes, de literatura de viagens, e depois, no verão, o Mercado Medieval.

Cerca do castelo vai ser “limpa” de cenários dos eventos na vila

- publicidade -

A cerca do castelo deixará de ser o espaço privilegiado para a realização dos grandes eventos em Óbidos, tal como tem acontecido nas últimas décadas. Ali têm-se realizado o Festival do Chocolate, o Mercado Medieval e a Vila Natal, O espaço já foi limpo, tendo sido retiradas todas as componentes cenográficas que ali existiam, algumas há cerca de 20 anos. “É preciso pensar um novo modelo de eventos, acreditamos que é importante fazer a consolidação de estratégia entre o património e eventos e, acima de tudo, deixar a cerca do castelo respirar”, resume Ricardo Duque, presidente do conselho de administração da Óbidos Criativa.
Os eventos estão a ser pensados para terem lugar por toda a vila, levando a que a Rua Direita e as ruas de Óbidos não sejam “apenas pontos de passagem mas de permanência”, explica o responsável. Com esta descentralização pretendem alavancar a economia local, nomeadamente a restauração e a hotelaria, mas também dar oportunidade de conhecer o que a vila tem para oferecer. Para a concretização dos eventos, a Óbidos Criativa irá recorrer a tendas mas também aos principais edifícios municipais. “Ao mesmo tempo pretendemos trabalhar com os serviços educativos e de património e cultura para que sempre que existam eventos exista uma articulação entre todos”, explicou o responsável.
A empresa municipal Óbidos Criativa tem 27 colaboradores e, consoante o evento, recorre à prestação de serviços.

- publicidade -