SmartOcean deve estar operacional em 2024

0
369
Sérgio Leandro, novo diretor da ESTM e coordenador científico do Smart Ocean, acompanhou visita do ministro do Mar
- publicidade -

Investimento no Porto de Pesca de Peniche superior a 4,2 milhões
de euros

Vai ser lançado este mês o concurso para a empreitada de construção do Smart Ocean – Parque de Ciência e Tecnologia do Mar, no Porto de Pesca de Peniche, revelou à Gazeta o recém-empossado diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM). A conclusão da obra e funcionamento está prevista para 2024.
Falando à margem da visita à cidade do ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, à ‘startup’ SEAentia, Sérgio Leandro, que é também coordenador científico do Smart Ocean, frisou que se trata de um investimento de 4,2 milhões de euros com financiamento assegurado pelo PRR e por uma candidatura aprovada pelo programa Centro 2020. “Esta verba serve para a construção do edifício e também para a componente do equipamento tecnológico que vamos pôr ao dispor dos empreendedores”, disse.
O Smart Ocean resulta de uma associação que reúne, para além da escola superior do Politécnico de Leiria, a Câmara de Peniche, a empresa pública Docapesca e o parque científico de biotecnologia Biocant de Cantanhede. De implantação local mas com ambição global, será “uma ferramenta que possibilitará dar resposta aos objectivos de desenvolvimento sustentável definidos pelas Nações Unidas”, concretamente quanto às Cidades e Comunidades Sustentáveis, Ação Climática e Proteger a Vida Marinha.
Recorde-se que o Governo decidiu criar ao longo da costa cinco polos do futuro ‘hub azul’, uma infraestrutura em rede para dinamizar a Economia do Mar, um dos quais ficará no Smart Ocean.
Segundo Sérgio Leandro, tal deve-se ao projeto apresentado “para a economia do mar que é robusto e suficientemente capacitante do que é a economia local”.
“Foi reconhecido pelo país a importância deste projeto para a lógica desta rede de polos para o desenvolvimento da economia do mar”, adiantou o dirigente, completando: “Penso que é um motivo de orgulho estarmos neste mapa de inovação e empreendedorismo da economia do mar”.
O Smart Ocean está também a trabalhar no estrangeiro para captar empresas de maior dimensão para se fixarem em Peniche.

- publicidade -