O Mercado Medieval de Óbidos foi visitado por 130 mil pessoas em 11 dias, avança a organização do evento, que terminou no passado domingo. O presidente da Câmara, Filipe Daniel, considera que o certame, que este ano teve por tema “Entre Rosas e Espinhos”, retratando o casamento entre o Rei D. Dinis e a Rainha Isabel de Aragão, “destacou-se pela sua capacidade de imersividade e rigor histórico”.
Esta edição juntou 22 associações do concelho, “que participaram ativamente, com mais de 1.000 pessoas, na criação e manutenção de um ambiente único”, salienta, destacando a exibição de artes e ofícios tradicionais e a possibilidade de apreciar a “excelente” gastronomia local. O autarca realça ainda “o impacto económico direto que resultou do evento, com as associações a conseguirem receitas na ordem de 1 milhão de euros”, um montante que um montante que será “crucial para os seus orçamentos e para os melhoramentos necessários nas suas atividades futuras”. No que respeita à animação, em 11 dias, decorreram mais de 400 atuações, mais de 300 espetáculos em palco, para além das atuações musicais, teatrais e de dança diárias, das arruadas, dos cortejos e dos torneios a cavalo. Ricardo Duque, administrador da Obidos Criativa, refere que “há uma preocupação permanente para que a qualidade esteja sempre presente – e que cresça – em cada edição”.
No próximo ano o Mercado Medieval decorre entre 17 e 27 de julho. ■