Óbidos passa a ter jovens “Change makers”

0
426

Começa durante o atual mês de novembro o programa Changemakers, da Óbidos Hub. Esta é uma iniciativa que conta com a participação de um grupo de 24 estudantes, finalistas na Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos, que “demonstraram interesse em fazer parte deste programa e tornarem-se, deste modo, agentes de mudança ativa”, refere a organização, que pretende desta forma combater a baixa taxa de voluntariado dos jovens do concelho de Óbidos.
Em termos práticos, neste programa serão trabalhados, a um ritmo semanal, temas em co-criação, como o desenvolvimento de campanhas sociais, angariação de fundos, marketing social, voluntariado e carreira profissional.
O objetivo é, também, que, ao longo deste percurso formativo que agora se inicia, se consiga “também resolver problemas concretos de associações, motivando novas relações” e intervindo de forma positiva na comunidade local.
Do programa faz também parte uma fase de formação específica, orientada para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens, promovendo competências de empatia, liderança, trabalho de equipa, comunicação direcionada a diferentes públicos, entre outras.
A Óbidos Hub pretende, desta forma, ser uma ponte entre os jovens que procuram oportunidades para participar ativamente nas comunidades e as associações que procuram uma participação mais ativa dos jovens nas suas iniciativas. ■