Óbidos vai dotar todas as escolas com mais de 200 bicicletas

0
213
A 2ª edição do CIMES- Congresso Internacional de Mobilidade Escolar Sustentável foi apresentada na segunda-feira, com a presença da vereadora Margarida Reis, do presidente da Câmara de Óbidos, Filipe Daniel, e do coordenador geral do seminário, Nuno Zamaro

Projeto ECO será apresentado durante o Congresso Internacional de Mobilidade Escolar Sustentável, a decorrer entre os dias 1 e 3 de outubro, e que que terá Cabo Verde como país convidado

Todas as crianças e jovens, dos 3 aos 18 anos, que frequentam as escolas do concelho vão ter acesso a bicicletas. O projeto ECO – Estratégia Ciclável de Óbidos, que envolve um universo escolar de 1500 alunos, será apresentado durante a 2ª edição do CIMES – Congresso Internacional de Mobilidade Escolar Sustentável, que irá decorrer nos dias 1, 2 e 3 de outubro, no auditório da Casa da Música e na Praça da Criatividade.
Os kits, que incluem bicicleta, equipamento de proteção e um circuito, já foram adquiridos e irão chegar em breve aos estabelecimentos de ensino do concelho, ajudando à promoção da atividade física e à prática de andar de bicicleta. “Temos de promover cada vez mais a coordenação motora pois vemos crianças que se desequilibram com muita facilidade e outras que têm dificuldade em saltar”, explicou a vereadora Margarida Reis, justificando o investimento logo em idades precoces pois é a altura em que essas capacidades se desenvolvem e podem ser aperfeiçoadas. O projeto envolve também a formação para professores, auxiliares e animadores. A inclusão é outra das premissas do ECO, que terá equipamentos para crianças com necessidades educativas especiais. Trata-se de um investimento na ordem dos 52 mil euros, que irá abranger “todos os jardins de infância e também os complexos escolares para todas as crianças do primeiro e segundo ciclo”, referiu a autarca. O Agrupamento de Escolas de Óbidos também fez uma candidatura no âmbito do desporto escolar, que prevê a utilização de bicicletas pelos alunos do terceiro ciclo e secundário. “Esperamos que despertando o interesse nas crianças e jovens, as famílias também irão fazê-lo”, concretizou Margarida Reis.
O presidente da Câmara de Óbidos, Filipe Daniel, lembrou os 80 quilómetros de percursos cicláveis e pedonais já existentes no concelho, a que se irão juntar mais 40 quilómetros, numa parceria com o projeto Palmilhar Portugal. O autarca salientou ainda que promovem ecopistas, ciclovias e percursos, mas depois há uma baixa percentagem de alunos em idade escolar que sabe andar de bicicleta, pelo que estão a trabalhar, junto das escolas, nessa aprendizagem.

Congresso internacional e troféu
“Óbidos, pelo menos em 2024, vai receber o título de capital da bicicleta, foi a Vuelta, o vosso esforço para mudar mentalidades, o projeto nas escolas e agora o CIMES. Não há nenhum município que invista tanto e em tantas áreas distintas, e, no final, todas elas ligadas”. Esta é a convicção de Nuno Zamaro, CEO da Nuno Zamaro Mobility, que organiza o CIMES – Congresso Internacional de Mobilidade Escolar Sustentável, este ano a decorrer em Óbidos, entre os dias 1 e 3 de outubro. O evento, que vai na sua segunda edição, contará com a participação de individualidades oficiais, instituições nacionais e estrangeiras, escolas e municípios de todo o país, na promoção e partilha de projetos de mobilidade sustentável e debate de estratégias com vista à melhoria da mobilidade sustentável nas escolas e na sociedade civil.
Os dados estatísticos mostram o atraso de Portugal em relação à Europa no que diz respeito ao uso da bicicleta. Em 2011 o país tinha 0.7% de utilizadores de bicicleta e, uma década depois, esse número aumentou para 1%, quando, por exemplo, a Roménia, no mesmo período aumentou em 4% o número de utilizadores. “É preciso coragem para mudar e Óbidos é o exemplo perfeito, o de uma vila medieval que se tem ajustado progressivamente à modernização”, salientou o coordenador geral do seminário.
Nesta segunda edição, o CIMES terá um país convidado, Cabo Verde, de onde virão dois projetos “inspiradores” e irá decorrer durante três dias, cada um deles dedicado a uma temática: Geração S, de Sustentabilidade; Ativismo e Desafios Urbanos. Neste último dia, integram os painéis a apresentação da Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-30, assim como a Estratégia de Óbidos.

As bicicletas que serão entregues às escolas, para os alunos dos diversos ciclos

As manhãs serão dedicadas à apresentação de projetos nacionais e internacionais, na Casa da Música, enquanto que os debates decorrem à tarde, na Praça da Criatividade.
Durante o evento será também entregue a primeira Campainha de Ouro, um prémio que distinguirá pessoas ou instituições que toda a sua vida promoveram o uso da bicicleta. No dia dedicado ao Ativismo o troféu será entregue a José Manuel Caetano, presidente da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta, “uma pessoa cuja vida foi em prol da mobilidade, do uso e da promoção da bicicleta”, concretizou Nuno Zamaro.■