Obra da requalificação do Museu da Cerâmica proposta a apoios comunitários

0
260

Intervenção superior a 1,6 milhões será proposta no plano estratégico da Direção de Cultura da Região Centro

A Câmara das Caldas enviou, no final da semana passada, à Direção Regional de Cultura do Centro, a sua visão estratégica para a reabilitação do Palacete Visconde Sacavém e a construção do novo Museu da Cerâmica. A entrega deste documento vem na sequência de uma reunião dos autarcas com a diretora regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes, na qual debateram a transferência do museu para a esfera municipal, tendo ficado acordado que a reabilitação do mesmo (na ordem dos 1,65 milhões de euros) seria proposta no Plano Estratégico de Reabilitação e Valorização do Património Cultural da Região Centro.
A ampliação daquele museu, que estava prevista ocorrer em conjunto com a reabilitação do Palácio Visconde de Sacavém, será objecto de uma proposta de construção autónoma, cujo documento de suporte está também ser preparado pelos serviços municipais. De acordo com o executivo, a reabilitação do palacete não pode aguardar o tempo que comportam a elaboração e aprovação de projecto e obtenção de financiamento, e posterior construção, de um novo equipamento.
Actualmente, e de acordo com a autarquia, está a ser preparado um plano de desenvolvimento do parque termal das Caldas, no qual o Museu de Cerâmica, conjuntamente com o Hospital Termal, o parque D. Carlos I e a Mata Rainha D. Leonor, e o Centro de Artes, “serão eixos axiais para a reformulação de uma importante parte da cidade assente no binómio cultura e bem-estar”.
À Gazeta das Caldas, o presidente da Câmara avançou que o investimento a fazer na recuperação do palacete e na criação do novo museu rondará os 10 milhões de euros. “Trata-se de um investimento muito elevado e que, mesmo com apoios comunitários, terá de ter uma verba superior a um milhão por parte do município”, explicou.
Vítor Marques acredita que a autarquia tem todas as condições para a criação do novo museu, que terá por base o trabalho feito pelo grupo liderado por João Serra, a quem o executivo voltou a endereçar o convite para continuar a liderar o processo.
No que respeita à requalificação do Palacete Visconde Sacavém, esta engloba o próprio edifício e também os jardins e a parte administrativa e de exposições. Também confirmado durante a reunião com a diretora regional de cultura, foi que a coleção passará, conjuntamente com o museu, aquando da transferência de competências para a autarquia, em janeiro do ano que vem.
Na última reunião do executivo, os vereadores do PS e PSD manifestaram-se a favor do novo museu e da realização de todas as diligências possíveis para a obtenção de apoios paa a execução dessas obras.