Um jovem de 20 anos foi detido pela GNR de Peniche, a 24 de Julho, na sequência da investigação de um furto ao interior de um estabelecimento comercial, tendo sido encontrados na sua casa vários artigos furtados, drogas e armas proibidas. Outro jovem, de 16 anos, acabou também por ser identificado no âmbito deste processo.
Nas buscas domiciliárias a GNR encontrou 96 maços de tabaco de marcas diversas, 200 euros em dinheiro, quatro plantas de cannabis, uma faca de mato com 13 centímetros de lâmina, oito cartuchos para caçadeira uma mira telescópica para arma de fogo, duas televisões, uma câmara de filmar, três leitores de DVD, uma máquina fotográfica, uma mesa de mistura para DJ e várias ferramentas eléctricas. Foram também apreendidos animais de espécies exóticas.
Vários artigos em ouro foram roubados de uma casa no Bombarral, a 21 de Julho. No mesmo dia assaltaram um veículo em Óbidos e roubaram outro nas Gaeiras.
A 22 de Julho foi assaltada outra casa, em Casais das Neves (Caldas da Rainha), de onde levaram vários artigos em ouro. Na Foz do Arelho assaltaram dois carros e na Amoreira (Óbidos) foram roubadas duas viaturas. Em São Martinho do Porto foram assaltados dois veículos.
No dia 23, em Cela (Alcobaça), foi detido um indivíduo por conduzir uma mota sem ter habilitação legal para o efeito. No Olho Marinho furtaram um automóvel e na Serra d’El Rei assaltaram uma casa.
Um carro avaliado em 500 euros, que tinha sido furtado durante a madrugada de 23 de Julho em Peniche, foi recuperado nesse mesmo dia.
Três viaturas (em Tornada, Ferrel e Atouguia da Baleia) foram assaltadas a 24 de Julho.
No dia seguinte roubaram uma mota na Benedita e em Ferrel foi arrombado o cofre de uma cabine telefónica na via pública. Duas casas, uma em Évora de Alcobaça e outra nas Gaeiras, foram assaltadas nesse dia.
Também no dia 25, a PSP apreendeu, num café das Caldas, duas máquinas de jogos de fortuna ou azar, que continham no seu interior 53,50 euros em moedas. A responsável do café, com 37 anos, foi identificada e constituída arguida.
A 27 de Julho assaltaram um veículo junto à praia de Supertubos (Peniche). No dia seguinte a PSP das Caldas recuperou um carro, avaliado em 600 euros, que tinha sido furtado durante a noite de 22 para 23 de Julho.
Acidente com cavalos na Feira Medieval de Óbidos
Dois cavalos chocaram entre si durante um dos torneios no primeiro fim-de-semana da Feira Medieval de Óbidos, provocando a queda dos cavaleiros e causando ferimentos num deles, de 35 anos. Também o mestre-de-cerimónias do torneio, de 54 anos, ficou ferido na cara, tendo sido transportado para o hospital das Caldas.
Segundo o gabinete de imprensa da Câmara de Óbidos, os ferimentos foram considerados ligeiros. Os cavalos foram observados pelo veterinário municipal e estiveram parados durante dois dias, apenas por precaução.
De 21 a 27 de Julho a GNR das Caldas da Rainha registou, na área do seu destacamento territorial, um total de 25 acidentes, dos quais resultaram nove feridos ligeiros. Durante este período foram testados 252 condutores, tendo sido detectados quatro condutores com uma taxa de alcoolémia superior ao legalmente permitido.
Durante a madrugada de 27 de Julho, entre as 5h50 e as 7h00, a PSP das Caldas deteve dois homens, com 22 e 40 anos de idade, que conduziam com uma taxa de álcool no sangue de 1,29 gr/l e 1,96 gr/l.
Quantidade anormal de focos de incêndio em Óbidos
O número anormal de focos de incêndio no concelho de Óbidos leva que o comandante dos bombeiros voluntários locais, Carlos Silva, desconfie de fogo posto na maior parte destas situações.
Segundo este responsável, no último mês, e apesar das condições climatéricas não serem propícias a fogos florestais, os bombeiros obidenses têm sido chamados a um número invulgar de ocorrências. No último domingo de Julho, por exemplo, tiveram de combater seis incêndios, espalhados pelas freguesias da Amoreira, Olho Marinho e Vau.
No entanto, todos estes incêndios têm sido rapidamente extintos pelos soldados da paz de Óbidos, com a ajuda das condições meteorológicas e, quando necessário, de outras corporações de bombeiros vizinhas, e nenhum deles tomou proporções alarmantes.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt
Sessão sobre caça em São Martinho
Vai ter lugar a 8 de Agosto, a partir das 19h30, na Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto, uma sessão de esclarecimento sobre a caça.
Com o tema “Acto Venatório – Direitos e Deveres Legais”, a sessão é organizada pelo Núcleo de Protecção Ambiental do destacamento das Caldas da Rainha da GNR.
P.A.