Oeste entre os 100 melhores destinos de turismo sustentáveis

0
752
Gazeta da Caldas
O presidente da Câmara de Torres Vedras, Carlos Bernardes, e o presidente da OesteCIM, Pedro Folgado, com os diplomas da Green Destinations | D.R.

O região Oeste e o concelho de Torres Vedras estão entre os 60 primeiros selecionados da lista dos 100 melhores destinos turísticos sustentáveis do mundo, da organização internacional sem fins lucrativos Green Destinations. A restante lista será conhecida a 15 de Dezembro e os vencedores serão conhecidos na Feira Internacional de Turismo de Berlim, em Março do próximo ano.
Portugal é o segundo país com mais entradas nesta lista preliminar, com 10 destinos. Apenas a Holanda tem mais: 11. Além do Oeste e de Torres Vedras, estão listados Águeda, Alto Minho, Açores, Cascais, Lagos, o Parque Nacional da Peneda-Gerês, as serras do Socorro e Archeira e Sintra.

A lista tem destinos de quatro continentes (Europa, América, Ásia e Oceania) e de 24 países. São eles Austrália, Canadá, Chile, Colômbia, Croácia, Chipre, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Japão, Jordânia, Malta, Holanda, Antilhas Holandesas, Noruega, Filipinas, Eslovénia, Eslovénia, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Taiwan e Estados Unidos da América.
Este ano o tema da competição Top 100 Destinos Sustentáveis do Mundo é “Turismo para beneficiar as comunidades locais”. O anúncio da entrada do Oeste e de Torres Vedras surgiu no passado dia 27 de Setembro, durante o evento Global Green Destinations Days 2018, que decorreu na Holanda entre 25 e 28 de Setembro. No evento estiveram reunidos líderes de destinos turísticos globalmente importantes, com o compromisso de melhorar o seu desenvolvimento sustentável, compartilhar boas práticas e aumentar a sua visibilidade no mercado global de turismo.
Recorde-se que em Março deste ano o Oeste recebeu o prémio do primeiro lugar na categoria de melhores cidades, comunidades e cultura.