Oeste Lusitano 2018 feito em exclusivo com “prata da casa”

0
1589
Festival Oeste Lusitano 2018
Uma das novidades deste ano é que o concurso de saltos passa a ser organizado pela ACPSLO (foto de arquivo) - Joel Ribeiro
- publicidade -

A edição deste ano do Festival Oeste Lusitano, que se realiza de 4 a 6 de Maio no Parque D. Carlos I vai ter a sua componente cultural e de espectáculos totalmente desenvolvida por cavaleiros, artistas e instituições da região. O concurso de saltos também passa a ser promovido pela organização do evento e as tradicionais vacadas estão de volta ao Parque.
O principal anúncio na apresentação do evento, que decorreu a 12 de Abril na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, foi que à sétima edição a organização conseguiu fechar o programa em exclusivo com cavaleiros e artistas do Oeste.
O enfoque principal será o espectáculo de sábado à noite, que já se destacou nas últimas edições como o momento alto do evento. Este ano vai juntar elementos como dança, fogo, néon, andas, volteio artístico, entre outros elementos.
As actuações vão, no entanto, distribuir-se por vários momentos ao longo do fim-de-semana. Além dos baptismos de sela e dos concursos de equitação de trabalho e de modelo e andamentos, que vão trazer campeões mundiais individuais e por equipas, Jorge Magalhães destacou a presença do cavaleiro Luís de Matos, que alia tradição com práticas mais actuais. Este cavaleiro tem um rol de técnicas que desenvolve à volta do cavalo, incluindo pintura. As suas obras vão estar em exposição na Casa dos Barcos, em conjunto com a fotografia de Carlos Barroso e o cavaleiro vai ainda pintar a cavalo no picadeiro.
Novidade no evento é a realização do I Concurso Hípico Oeste Lusitano das Caldas da Rainha. Esta é a terceira edição do Oeste Lusitano a contar com concurso de saltos, mas nas duas anteriores estes ficaram a cargo de uma empresa.
Além do concurso principal, haverá um concurso didáctico para escolas de equitação, que contará com presença de uma escola do Porto e de várias da zona sul do país.
A pista de aquecimento do picadeiro do concurso de saltos – que se situa na parada – vai à noite acolher as tradicionais vacadas, que regressam assim ao parque depois de no ano passado se terem realizado na Praça de Touros.
Como tem sido habitual desde o início, o Oeste Lusitano terá uma forte componente de exposição, quer para os criadores de cavalo lusitano do Oeste, que contarão com 38 boxes, e para instituições, artistas e artesãos da região, com um total de 70 stands.
O evento, que é organizado pela Associação de Criadores de Puro Sangue Lusitano do Oeste em parceria com a Câmara das Caldas, tem um orçamento idêntico ao do ano passado, cerca de 240 mil euros, com uma comparticipação do município de 96 mil euros, aos quais acrescem os custos com o spot publicitário e a sua emissão nas estações de televisão.

- publicidade -