Oeste tem um total de seis eco-freguesias em 2021

0
157

Entre os 12 concelhos do Oeste, há seis Juntas ou Uniões de Freguesia distinguidas com o galardão da ABAE

Em 2021 houve seis freguesias de concelhos do Oeste distinguidas com o galardão da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que visa premiar as freguesias mais sustentáveis do país.
As uniões de freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório (Caldas da Rainha), Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa (Óbidos), Campelos e Outeiro da Cabeça, Carvoeira e Carmões, Santa Maria S. Pedro e Matacães (todas em Torres Vedras) e ainda a Nazaré foram as freguesias da região distinguidas na terceira edição deste projeto. Arrouquelas, em Rio Maior, também é eco-freguesia.
Este ano foram apresentadas 111 candidaturas ao galardão. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu em Pombal, em formato presencial e também online.
O galardão assenta num conjunto de 10 indicadores, como a educação para a sustentabilidade, a gestão ambiental, os espaços públicos, a biodiversidade e os espaços verdes.
“Todas as freguesias que atingiram os objetivos mínimos estabelecidos pelo projeto, ou seja, um Índice Eco-Freguesias XXI igual ou superior a 50% serão reconhecidos como Eco-Freguesia XXI e receberão uma Bandeira Verde, como símbolo do caminho percorrido no sentido da sustentabilidade”, explica a organizaão no seu site.
“É um motivo de orgulho para o executivo da Junta e, certamente para todas as famílias, colaboradores, associações, escolas e parceiros da União das Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, que contribuíram para este galardão, mas igualmente assumem esta responsabilidade partilhada de cuidar do nosso ambiente”, referiu Vítor Marques, presidente da Junta, que recebeu a distinção pelo segundo ano consecutivo. ■